×
Loading ...

Como cozinhar batata-doce sem perder os nutrientes

Atualizado em 08 agosto, 2018

Poucos alimentos são versáteis e nutritivos na mesma medida, mas a batata-doce é uma exceção. Seja assada, grelhada, cozida, salteada, ao vapor ou no micro-ondas, esse vegetal contém grandes quantidades de vitaminas A, C e B6, potássio, ferro e fibra. Para ingerir todos os nutrientes, você precisa comê-la toda, já que sua casca é rica em minerais e fibra. Você também absorverá mais betacaroteno -- que seu corpo converte em vitamina A -- se consumi-la com pouca gordura.

Instruções

A batata-doce é uma excelente fonte de betacaroteno (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

    No forno

  1. Preaqueça o forno a 200 graus Celsius.

    Loading...
  2. Lave a batata-doce em água fria corrente. Use seus dedos para tirar a sujeira, já que uma bucha poderia remover a casca do vegetal. Enxugue-a com um papel-toalha.

  3. Perfure a batata com um garfo várias vezes. Isso não só a ajuda a cozinhar uniformemente como também impede que ela estoure, pois permite que o vapor escape.

  4. Coloque o vegetal em uma assadeira ou outro prato raso. Como a batata-doce tende a liberar um açúcar pegajoso à medida que assa, talvez você prefira forrar a assadeira com um pedaço de papel-alumínio para facilitar a limpeza.

  5. Cozinhe-a de 35 a 45 minutos, virando-a uma vez. Você saberá que ela está pronta quando a casca ficar parecida com papel e o açúcar adquirir uma aparência caramelizada.

  6. Remova a assadeira do forno. Use luvas para transferir a batata-doce para um prato.

  7. Sirva com um fio de azeite, uma porção de iogurte natural ou um punhado de linhaça moída na hora.

    No micro-ondas

  1. Prepare a batata-doce como se ela fosse ser assada -- lave, seque e perfure com um garfo várias vezes.

  2. Coloque-a em um prato no micro-ondas. Embora a placa dele seja suficiente, um prato fundo pode ajudar a manter seu eletrodoméstico limpo. Você também pode colocar um papel-toalha entre o prato e a batata para minimizar o trabalho na hora de remover os resíduos.

  3. Cozinhe o vegetal em potência alta por cerca de três minutos.

  4. Vire a batata usando uma luva. Continue cozinhando-a de dois a quatro minutos, dependendo de seu tamanho. Assim como a variedade assada no forno, ela estará pronta quando sua casca ficar parecendo um papel e o açúcar adquirir uma aparência caramelizada.

  5. Transfira a batata-doce para um prato usando uma luva. Deixe esfriar um pouco antes de cortá-la, já que as batatas de micro-ondas tendem a liberar bastante vapor.

Loading...

O que você precisa

  • Papel-toalha
  • Garfo
  • Assadeira
  • Papel-alumínio
  • Luvas de forno
  • Prato de micro-ondas
  • Azeite de oliva, iogurte natural ou semente de linhaça moída, se desejar

Referências

Loading ...
Loading ...