Crenças espirituais e religiosas dos índios Powhatan

Escrito por joel le blanc | Traduzido por laila teixeira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Crenças espirituais e religiosas dos índios Powhatan
Os Powhatan são uma das mais conhecidas tribos indígenas dos Estados Unidos, graças a sua ancestral Pocahontas (Chip Somodevilla/Getty Images News/Getty Images)

As muitas tribos e vilas dos índios americanos Powhatan espalhadas no estado de Virgínia eram conectadas pelas crenças espirituais e religiosas comuns, entranhadas em suas comunidades e sua cultura. A vida religiosa dos Powhatan tinha seu centro no mundo natural e nas forças espirituais nele existentes, que afetavam o clima, as safras, a caça e a vida cotidiana. Estudar essas crenças ajuda a entender sua cultura, política e história com maior clareza.

Outras pessoas estão lendo

Deuses

De acordo com o Jamestown Settlement e o Yorktown Victory Center, os Powhatan acreditavam em vários deuses, mas o foco de sua vida religiosa estava em dois deuses específicos: Ahone, o criador do mundo e provedor das coisas boas e Oke, ou Okeus, um deus mal que era acalmado através de oferendas e presentes. Diversos presentes, incluindo alimentos, peles, tabacos e joias eram dados a Oke para assegurar sua boa vontade. Poucos rituais e oferendas eram realizados para Ahone, pois os Powhatans acreditavam que Ahone era uma força abstrata que criou o mundo a partir de um disco antes de desaparecer. Os outros deuses cultuados por esses nativos norte-americanos incluíam os espíritos das forças da natureza, como a água, o fogo, o trovão e os espíritos dos animais.

Sacerdotes

De acordo com uma pesquisa publicada em "American Indian Quarterly", em 1992, pela Universidade de Nebraska, os sacerdotes Powhatan eram considerados intercessores entre o povo e seus deuses, e eram, também, clarividentes. Esperava-se que os sacerdotes soubessem e compreendessem as secretas complexidades dos porvir. Assim, os planos para o futuro da tribo eram feitas com base nas previsões do sacerdote. Além disso, eles eram os curandeiros do grupo e cuidavam da saúde e do bem-estar dos membros da tribo através de práticas médicas tradicionais e herbais. Alguns sacerdotes desenvolviam funções mais específicas perante a comunidade, presidindo rituais e cerimônias.

Rituais

O maior ritual comunitário realizado anualmente era a celebração dos primeiros frutos, no solstício de verão. Além disso, os Powhatan ofereciam preces diariamente após banharem-se no rio e faziam oferendas de tabaco, comida e peles sempre que alguém testemunhasse um presságio ou desejasse rezar pela boa-vontade dos deuses. Rituais públicos e sazonais eram conduzidos pelos sacerdotes nos templos tribais, onde oferendas e cerimônias eram realizadas.

Curas

Questões médicas e de cura entre os Powhatan estavam interligadas às esferas religiosas e espirituais da vida da tribo. Doenças eram causados por transgressões de uma pessoa ou do grupo a seu panteão de divindades. Algumas doenças eram vistas como resultado da influência de espíritos maléficos. Os sacerdotes eram responsáveis pelos cuidados com a saúde do grupo e utilizavam técnicas tradicionais como medicina herbal, purgação, vômitos e formação de bolhas, além de práticas rituais como a sauna cerimonial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível