Mais
×

Por que as crianças de um a três anos costumam morder os cobertores??

Atualizado em 23 março, 2017

Ver os filhos pequenos morderem os cobertores é algo comum para por muitos pais. Esta é uma das formas de seu filho mostrar que está ansioso e que precisa que você o acalme. Tal comportamento faz parte do crescimento e desaparece à medida que a criança chega aos quatro ou cinco anos de idade. Você pode ajudar seu filho a eliminar este hábito utilizando algumas estratégias de distração e, acima de tudo, estando pronto para dar a ele um abraço e um beijo sempre que precisar de você.

O hábito de morder os cobertores pode ser afastado facilmente (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Por que morder?

Morder cobertores ou outras peças do vestuário é um sinal de que a criança está nervosa ou enfrentando algum problema internamente. Pode ser ansiedade por ter um novo bebê na família, com quem ele terá que dividir a atenção dos pais, a mudança para uma nova casa, ou qualquer outro motivo que ameace seu sentimento de segurança. O ato de morder o acalma e é a maneira de buscar alívio para as tensões internas de ansiedade ou medo.

Outra razão possível está relacionada à quantidade da substância ferro no corpo de seu filho. A deficiência de ferro é comum entre crianças e é acompanhada de uma condição chamada "pica", que faz com que elas desenvolvam um desejo por itens não-comestíveis, como barro e papel.

O que os pais podem fazer

O amor e o carinho dos pais pode ajudar a aliviar os medos e ansiedades da criança, especialmente se estes são o resultado de uma situação como ter um novo bebê em casa. Ao ver seu filho mordendo cobertores, não o xingue ou repreenda pelo comportamento; apenas puxe-o para perto e o embale com cuidado. Observe seu filho. Verifique a frequência com que ele morde o cobertor. Se ele ficar cada vez mais nervoso e arredio, converse com seu pediatra, que pode ajudá-lo a compreender a razão por trás deste comportamento. Solicite ao pediatra a requisição para um teste de anemia.

Atenção que deve ser dada pelos pais

Além de indicar indiretamente ansiedade, o hábito de morder pode levar a alguns problemas. Um deles é o esgarçamento de pedaços de pano, que podem entrar na boca de seu filho e ficar lá, caso o cobertor seja velho e estiver caindo aos pedaços. Além disso, cobertores são fontes de uma grande quantidade de germes que podem passar para o seu filho. Morder grandes pedaços de pano de um cobertor pesado também pode deformar os dentes de seu filho, que ainda estão em crescimento. Assim, informe esta situação ao dentista da criança para que ele tome as precauções adequadas para evitar qualquer dano.

Mais dicas

Utilize táticas de distração para ajudar seu filho a se livrar do hábito de morder. Dê a ele uma bola maleável macia ou um brinquedo de pelúcia que possa usar sempre que sentir vontade de mastigar. Ao vê-lo mastigando coisas ou prestes a fazer isso, tire suavemente o cobertor e o substitua pelo outro objeto; enquanto faz isso, fique perto da criança e converse com ela, para acalmá-la. Passe algum tempo com seu filho todos os dias e brinque com jogos que ele goste e o faça rir; isso ajuda a liberar a ansiedade e a tensão.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article