Mais
×

Como fazer uma crítica de um artigo acadêmico

Atualizada June 13, 2017

Escrever uma crítica sobre um artigo acadêmico dá, ao texto, uma descrição de sua natureza. Sua revisão deve resumir e avaliar o artigo de uma maneira profissional e útil. A crítica deve ser direta, fácil de ser lida e justa.

Instruções

Escreva uma crítica sobre sobre um artigo acadêmico (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Familiarize-se com o artigo lendo várias vezes se aprender com seu conteúdo e construa uma ideia básica do assunto abordado por ele. Leia a introdução e a conclusão do artigo para descobrir sobre as perguntas e objetivos. Estude-o para que você possa entender o tema central e os argumentos, além de observar a relevância da bibliografia e o valor das fontes referidas.

  2. Comece sua crítica. Faça uma lista de todos os prós e contras que você puder identificar no artigo e pense sobre como irá dar suporte as suas afirmações. Quando você estiver escrevendo, considere as ideias mais importantes no artigo, suas forças e fraquezas, o modo como ele foi escrito e se ele possui um estilo formal ou informal. Considere se a conclusão se relaciona de maneira adequada ou não com o conteúdo principal.

  3. Avalie o artigo acadêmico mais a fundo. Depois de ter desenvolvido um entendimento e ter construído uma crítica geral sobre ele, é hora de estudar livros relacionados que possam ajudá-lo a dar apoio para suas afirmações. Enquanto lê, faça perguntas sobre a posição do autor em comparação a outros autores similares. Compare os argumentos com outros feitos em artigos similares. Pense sobre sua originalidade e avalie seu valor como adicional à leitura.

  4. Estruture sua crítica. Para isso, comece identificando o autor, o título do artigo e a data de publicação. Faça um resumo rápido destacando o objetivo do artigo, analise vários tópicos de escolha (método, discussão) e defenda sua crítica.

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article