Mais
×

Como cuidar de pessoas com insolação

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A insolação acontece quando a temperatura do corpo de uma pessoa sobe para um nível muito elevado. Isso ocorre quando o corpo é exposto a um calor extremo ou muita umidade durante atividades físicas sob o sol quente. Cuide de uma insolação rapidamente, uma vez que o corpo estará incapaz de dispersar o calor e às vezes pode se desidratar. Isso pode causar danos físicos e às vezes neurológicos ao organismo.

Instruções

Cuide de pessoas com insolação

    Cuidando de uma insolação

  1. Administre tratamento imediato. As vítimas de insolação devem receber ajuda assim que possível para evitar danos permanentes aos órgãos internos ou ao cérebro.

  2. Resfrie o corpo da pessoa colocando-a sob uma área coberta. Leve a pessoa para baixo de uma árvore ou área de descanso. Você deve permitir que a pele do indivíduo tome ar. Remova o máximo possível de roupas do paciente.

  3. Aplique água fria ou morna à pele. Encontre água onde puder. Pode ser de uma garrafa ou de outro lugar.

  4. O principal motivo pelo qual uma pessoa sofre insolação é que o corpo não consegue efetivamente se livrar do calor rápido o suficiente enquanto está suando. Você deve ventilar o corpo para resfriá-lo. O corpo normalmente se resfria sozinho, mas sob condições de calor anormais, ele não consegue.

  5. Coloque sacos de gelo sob as axilas e virilhas da vítima. Se não tiver os sacos de gelo, use toalhas (ou outros itens de tecido) encharcados de água fria.

  6. Monitore a temperatura do corpo da vítima. Enquanto estiver ajudando a manter o corpo resfriado, você precisa estabelecer a sua temperatura. Verifique-a com um termômetro. Ela deve cair para uma gama entre 38 e 39°C.

Dicas

  • Entenda que a insolação pode estar mais presente em certos segmentos da população. A maioria das pessoas que sofrem insolação são os idosos, as crianças, os atletas e os trabalhadores ao ar livre. A insolação é mais frequente naqueles que tomam certos medicamentos e sofrem de alguns problemas de saúde, incluindo doenças no coração ou nos pulmões.
  • As atividades feitas em climas quentes devem ser acompanhadas de medidas para resfriar o corpo e evitar a insolação, por exemplo, levar consigo uma garrafa de água. Uma pessoa que sofre insolação pode ter a temperatura do corpo elevada a 41°C.

Aviso

  • Você deve chamar os serviços de emergência para ajudar a cuidar de uma vítima de insolação. Faça o máximo que você puder para ajudar a pessoa até que a emergência chegue. O socorrista pode até instruí-lo por telefone quanto ao que fazer até que eles cheguem.

O que você precisa

  • Área coberta
  • Ligação para o 192
  • Termômetro
  • Água
  • Sacos de gelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article