Mais
×

Como cuidar de rasgões em orelhas de cães

Atualizado em 17 abril, 2017

As orelhas de cães podem rasgar e começar a sangrar por várias razões. A pele da região é muito fina e os vasos sanguíneos ficam muito próximos da superfície. Pode ser resultado de algo simples e comum, como quando o cão se coça em excesso ou quando uma de suas unhas fica presa na pele, ou o rasgão pode ser causado por algo mais grave, como uma briga com outro cachorro. De qualquer forma, é importante cuidar do ferimento rapidamente para evitar uma infecção e evitar que a orelha fique rasgada de maneira permanente.

Instruções

Mantenha seu cão saudável cuidando rapidamente de qualquer ferimento que sangre, prevenindo infecções (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)
  1. Aproxime-se do cão devagar e calmamente. Fale com ele em uma voz baixa, mas segura, e acaricie-o quando estiver perto o bastante. O cão pode estar agitado por causa de seu ferimento, e é importante mantê-lo calmo para proteger-se de uma mordida. Mesmo que o animal esteja calmo ao você abordá-lo, pode ser bom usar uma focinheira e ter a ajuda de uma outra pessoa para segurá-lo.

  2. Limpe o sangue com um pedaço de algodão umedecido em água fria, e coloque outros dois pedaços de algodão limpos e também umedecidos em água fria nos dois lados da orelha lesionada.

  3. Dobre a orelha, com os chumaços de algodão no lugar, contra a cabeça do cão, e mantenha-os no lugar envolvendo a gaze ao redor da parte de cima da cabeça e através do pescoço. Isso evitará que o cão sacuda a cabeça, retirando os algodões.

  4. Passe um algodão umedecido com um antisséptico na orelha ferida, assim que o sangramento parar, caso a lesão seja menor que 5 cm. Mantenha a ferida coberta com o algodão, e faça um curativo de gaze para manter o algodão no lugar, por dois dias ou até que a ferida se recupere.

  5. Confira regularmente a orelha do seu cão para ver se há infecção. Se houver pus, vermelhidão ou inchaço ao redor da ferida, lave a área com água e sabão, passe uma solução desinfetante e faça um novo curativo. Se a inflamação persistir por mais de um dia, sem diminuir, leve o cão a um veterinário.

Dicas

  • Pode ser necessário usar um grampo para retirar os pelos da área, em raças de pelos longos, para permitir que a lesão cicatrize.

Aviso

  • Leve o cão ao veterinário para receber atenção profissional se a lesão tiver mais que 5 cm.

O que você precisa

  • Algodão
  • Água fria
  • Gaze estéril
  • Antisséptico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article