Mais
×

Como cultivar brotos de rabanete

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os brotos de rabanete são mudas colhidas quando possuem cerca de 7,5 a 10 cm de comprimento. Sua textura é crocante e eles possuem hastes verdes, rosas ou brancas e duas folhas verde-escuras abertas, semelhantes a conchas. Os brotos possuem alto valor nutricional e são utilizados como acompanhamentos ou ingredientes frescos em saladas. As mudas também são ingredientes de sopas e molhos na culinária japonesa. Dependendo da variedade, eles podem ter um sabor que varia do pungente ao azedo. É muito fácil cultivar os seus próprios brotos de rabanete frescos em casa.

Instruções

Cultive os seus próprios brotos para o uso em saladas, sopas e sanduíches (Eising/Photodisc/Getty Images)
  1. Compre sementes de rabanete para brotar em uma loja de alimentos naturais ou utilize aquelas que você mesma colheu. Evite plantar as sementes vendidas comercialmente, pois elas muitas vezes são tratadas com produtos químicos contra doenças.

  2. Enxague bem e coe 1/2 xícara de sementes. Mergulhe-as em uma tigela com 2 1/2 a 3 xícaras de água fria. De modo geral, utilize quatro vezes mais água do que a quantidade de sementes. Deixe-as de molho durante a noite.

  3. Forre uma assadeira com bordas elevadas com papel toalha. Coe as sementes no dia seguinte e espalhe-as na assadeira. Borrife-as com água para umedecê-las. O papel toalha ajudará a reter a umidade.

  4. Coloque a assadeira em uma área quente, de preferência com uma temperatura entre 16 °C a 27 °C. Enxague as sementes duas vezes por dia, colocando-as novamente na assadeira e borrifando com água em seguida para manter o papel toalha úmido. Os brotos começarão a crescer dentro de três a cinco dias.

  5. Remova e use os brotos quando eles possuírem, pelo menos, 3,8 cm de comprimento. O momento ideal para utilizá-los é quando eles tiverem 7,5 a 10 cm de comprimento.

Dicas

  • Outras sementes que podem ser facilmente utilizadas para cultivar brotos incluem as de mostarda, cevada, soja, alfafa, trigo, milho, grão de bico, trevo e diversas lentilhas. Os brotos de rabanete possuem 29% a mais de vitamina C do que o leite, são uma fonte mais rica dessa vitamina quando comparada com o abacaxi e possuem 10 vezes mais cálcio do que uma batata, conforme citado por R. J. Ruppenthal no livro "Fresh Food for Small Spaces". Procure recipientes especiais para cultivar os brotos de rabanete em lojas de alimentos asiáticos.

O que você precisa

  • Sementes de rabanete
  • Assadeira
  • Papel toalha
  • Frasco de spray pequeno
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article