×
Loading ...

Como curar dermatite em cães

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se um cão está constantemente se coçando e mordendo a si mesmo ele pode ter dermatite. Dermatite é um termo amplo que denomina coceira inflamatória da pele. Ela pode ser crônica ou temporária. A dermatite pode ser causada pelo ambiente em que o cão vive, como uma sensibilidade à grama, alergias, como ser alérgico a pulgas, bactérias ou vírus, ou má nutrição. Dependendo da causa da dermatite do seu cão, o tratamento pode ser simples ou envolver medicamentos. Ainda assim, existem alguns passos a serem tomados para acalmar a pele de seu cão.

Instruções

    Como curar a dermatite de seu cão

  1. Determine a causa da coceira. Para fazer isso, observe cuidadosamente o cachorro. Anote onde ele passa seu tempo, com o que ele entra em contato e o que come. Se puder ver pulgas na pele do seu cão, há possibilidade de que o cão seja alérgico a pulgas. A alergia a pulga é a causa mais comum de dermatite em cães. Para tratar isso, você precisa levar seu cachorro ao veterinário. Ele dará uma injeção no cão para parar a coceira e recomendará medicação contra pulgas. Além disso, o cão pode precisar tomar antibióticos se os arranhões causarem infecção. Certifique-se de acabar com as pulgas de sua casa.

    Loading...
  2. Mantenha o cão longe de tudo que possa irritar a sua pele. Se o cão ainda estiver se coçando e já tiver sido tratado contra pulgas, pode ser algo no quintal que esteja causando a inflamação em sua pele. Verifique se há veneno de carvalho, urtigas e preste atenção se o cão estiver sofrendo muito. Isso ocorre quando a grama é cortada e o cão acabou de rolar nela? Manter o cão longe disso vai curar a dermatite rapidamente. Além disso, certifique-se de remover esses elementos do seu quintal o mais rápido possível.

  3. Mude a alimentação do cão. Algumas dermatites são causadas por má nutrição. Compre alimentos que possuam grande quantidade de ingredientes naturais. Confira a lista de ingredientes. Peça ao veterinário para recomendar alimentos de alta qualidade.

  4. Banhe seu cão. Adicione um ingrediente calmante na água, como aveia. Qualquer coisa que será boa para sua pele, será boa para a pele do cachorro. Um banho e escova irão acalmar a pele e remover irritantes comuns como pulgas e sujeira. Na verdade, se o cão tiver alergia a pólen um banho é uma boa maneira de curar a dermatite. Apenas certifique-se de banhar o cão com frequencia e, especialmente, depois que ele voltar de ambientes externos.

  5. Verifique a existência de vírus. Se nenhum dos métodos acima curar a dermatite do cachorro, ele pode ter uma infecção de vírus ou bactérias. Tais infecções geralmente causam febre e falta de apetite no cão e, desse modo, elas são bastante fáceis de diagnosticar. Dependendo do vírus, o veterinário irá prescrever um curso específico de tratamento para curar a dermatite do seu cão.

Loading...

Dicas

  • Observe cuidadosamente seu cão para não deixá-lo coçar áreas sensíveis da pele. Aplique gelo na área para oferecer alívio temporário.

Aviso

  • Medicação contra pulgas e herbicidas devem ser mantidos longe do alcance de crianças.

O que você precisa

  • Informações de contato de um bom veterinário
  • Medicação contra pulgas
  • Shampoo contra pulgas
  • Aveia ou outro amaciador de água
  • Herbicida
  • Remédio contra pulgas
  • Antibióticos ou outra medicação conforme prescrito

Recursos

Loading ...
Loading ...