Como curar a síndrome do túnel carpal naturalmente

Escrito por laura latzko | Traduzido por aline fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como curar a síndrome do túnel carpal naturalmente
A síndrome do túnel carpal afeta o nervo mediano, responsável pelo movimento dos dedos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

A síndrome do túnel carpal é uma condição médica que afeta o nervo mediano, que controla o movimento dos dedos e é protegido por uma passagem conhecida como túnel carpal. Quando o tecido ao redor desse nervo exerce pressão no mesmo, a pessoa pode desenvolver a síndrome do túnel carpal e começar a sentir queimação, formigamento e dormência nas palmas, nas mãos e/ou nos braços. Essa condição ocorre por inúmeras razões, como um túnel carpal pequeno, uma lesão no pulso ou tensão no pulso e na mão durante o trabalho.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Saco de gelo
  • Tala
  • Multivitaminas
  • Alimentos ricos em vitaminas
  • Acupunturista

Lista completaMinimizar

Instruções

    Tratamentos

  1. 1

    Descanse a mão e o pulso por duas semanas. Isso pode ser difícil para pessoas que precisam trabalhar todos os dias, mas, de forma semelhante à artrite, o melhor tratamento para a síndrome do túnel carpal é evitar ao máximo utilizar as partes do corpo que estiverem doendo. Isso significa que pessoas com a síndrome do túnel carpal devem evitar atividades que possam piorar a dor em seus pulsos e suas mãos, incluindo flexioná-los. Além disso, colocar gelo na região pode ajudar a diminuir a dor. Se não puder descansar o pulso e a mão por períodos mais longos de tempo, utilizar uma tala para manter o pulso esticado pode ajudar a evitar que a condição piore.

  2. 2

    Mude a forma de realizar o trabalho. Os trabalhadores que possuem empregos onde realizam tarefas repetitivas, como caixas, secretárias, recepcionistas e costureiras, às vezes exercem muita tensão em seus pulsos e suas mãos. Se quiserem reduzir a dor da síndrome do túnel carpal, terão de encontrar maneiras de fazer seus trabalhos de forma a não exercer tensão adicional nos pulsos e nas mãos. Para aqueles que trabalham em computadores por longos períodos de tempo, isso pode envolver alterar sua postura para que as colunas fiquem apoiadas nas costas das cadeiras, certificando-se de que os seus pulsos estejam retos ao digitar e colocando materiais de referência ao nível dos olhos para não precisar dobrar os pescoços. Aqueles que trabalham com ferramentas manuais devem tentar evitar atividades onde precisem movimentar suas mãos de um lado para o outro, utilizar ferramentas que exerçam mais tensão sobre o músculo entre o polegar e o dedo mindinho e usar luvas que ajudem a minimizar a pressão exercida sobre as mãos e os pulsos durante a operação das ferramentas.

  3. 3

    Aumente a resistência do pulso por meio de exercícios de alongamento. Os exercícios para a mão e o pulso envolvem estender as mãos e os dedos para fora, deixando a mão e pulso retos, fazendo um punho com ambas as mãos e flexionando os pulsos com as mãos fechadas; Esses exercícios ajudarão a desenvolver os músculos em torno do nervo mediano e diminuir a dor que acompanha a condição. Também existem exercícios para os antebraços, o pescoço e os ombros que podem ajudar a reduzir a tensão nos pulsos e nas mãos. Um exercício para os antebraços envolve juntar as mãos em posição de oração e erguer os cotovelos. Um exercício para o pescoço e os ombros envolve colocar a mão direita no ombro oposto, inclinando a cabeça para a direita, mantendo-a virada para frente, e depois fazer o mesmo com o outro lado do corpo.

  4. 4

    Mude a sua dieta para que contenha vitaminas, suplementos e alimentos que ajudem a fortalecer o corpo e diminuir a dor causada pela condição. Isso significa comer mais alimentos e/ou tomar multivitaminas que contenham vitaminas B e C, ferro, antioxidantes e ácidos graxos ômega-3. Isso inclui grãos integrais, folhas verdes como couve e espinafre, mirtilos, cerejas, tomates, abobrinha e chá verde. A vitamina B6 é útil porque ajuda a prevenir câimbras nos músculos e fortalece os nervos do corpo. A vitamina C ajuda a cicatrizar os tecidos moles do corpo e melhora as reações do sistema imunológico. Aqueles com a síndrome do túnel carpal devem evitar alimentos como pão branco, massas, carnes vermelhas, biscoitos, bolos, batatas-fritas e café, pois esses alimentos podem piorar a inflamação.

  5. 5

    Vá a um acupunturista para obter ajuda para aliviar a dor. Embora esse tratamento alternativo não tenha sido clinicamente comprovado, inúmeras pessoas tiveram suas dores reduzidas por meio da acupuntura. Durante esse tipo de tratamento, são enfiadas agulhas nas regiões afligidas do corpo para tratar as doenças. Esse tratamento permite que o corpo libere endorfinas, que são substâncias químicas que ajudam o corpo a aliviar a dor. Isso também pode ajudar a coluna a emitir neurotransmissores que diminuem a tensão no pulso e na mão e aumentar o fluxo sanguíneo nas áreas onde as agulhas forem aplicadas, o que pode ajudar a aumentar certos nutrientes no corpo e reduzir as toxinas.

Dicas & Advertências

  • As pessoas com risco de desenvolverem a síndrome do túnel carpal também podem ter outras condições como tendinite e bursite. A tendinite é uma inflamação dos tendões responsáveis por fixar os músculos nos ossos, e a bursite é uma inflamação das articulações. De forma parecida à síndrome do túnel carpal, repouso e exercícios costumam ser os melhores tratamentos para essas condições.
  • Se a síndrome do túnel carpal durar seis meses ou mais, as pessoas com essa condição talvez precisem considerar fazer cirurgia. Esse tipo de cirurgia geralmente envolve remover tecido em torno do pulso para diminuir a tensão exercida sobre o nervo mediano.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível