Curas para o bruxismo

Escrito por brad mchargue | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curas para o bruxismo
Não existe cura, mas existem tratamentos para o bruxismo (Jeffrey Hamilton/Photodisc/Getty Images)

O bruxismo é uma condição na qual o indivíduo tritura, range ou cerra os dentes. Normalmente, os episódios de bruxismo ocorrem à noite, e são um tipo comum de parassonia (eventos que interrompem o sono). Apesar de não haver cura, existe uma diversidade de métodos para tratar o bruxismo, que vão da terapia comportamental a medicações.

Outras pessoas estão lendo

Terapia

Para adultos, a maior causa de bruxismo é o stress. Nesse caso, sugere-se terapia, atividades de relaxamento, como meditação e ioga, ou exercícios básicos. Para crianças, a maior causa de bruxismo é o medo que, por vezes, vem à tona antes de dormir. A MayoClinic.com sugere que converse-se com as crianças sobre esse medo ou que use-se uma diversidade de fatores para reduzir o stress, como um banho quente ou uma leitura antes de dormir.

Ajuda de dentistas

Um dos principais métodos de tratamento dentário é o uso de uma placa, que pode ser comprada sem prescrição ou feita por um dentista. O maior problema dessas placas é que elas tendem a se deslocar ou cair quando os dentes começam a ranger, além de serem desconfortáveis. Se elas não funcionarem, um outro tipo de aparelho poderá ajudar. Esse aparelho será feito de um material duro de acrílico que cobre os a arcada superior e inferior. Ele pode ser feito pelos dentistas no próprio consultório. Se o bruxismo causar desgastes e quebras nos dentes, cirurgias corretivas envolvendo o uso ou de proteções ou coroas podem ajudar a prevenir, mas o problema do bruxismo não será solucionado.

Terapia comportamental

Existem dois tipos de terapias comportamentais que podem ser usadas no tratamento do bruxismo. A primeira consiste em uma tentativa consciente de não triturar os dentes, normalmente feita ao praticar-se a posição apropriada da boca e do maxilar. O site MayoClinic.com sugere focar-se em descansar a língua para cima, com os dentes separados e os lábios fechados, o que evita que os dentes ranjam e o maxilar cerre. Outro método mais sério de modificação do comportamento é o biofeedback, no qual alguns sensores aplicados pelo corpo medirão a resposta física ao stress. A informação é passada para o paciente na forma de estímulos auditivos ou visuais. Esse procedimento pode ser feito em um consultório médico, ou até mesmo em casa, com o uso do equipamento portátil.

Cápsulas

Um tratamento considerado relativamente novo e controverso envolve a colocação de cápsulas cheias de líquidos entre os dentes. Se ocorrer o bruxismo, as cápsulas se quebram, liberando um líquido de gosto desagradável na boca da pessoa e fazendo com que ela acorde e perceba o que está acontecendo.

Medicação

Medicações não são consideradas efetivas no tratamento contra o bruxismo. Se ele for causado como efeito colateral, seu médico pode sugerir o uso de uma medicação alternativa ou prescrever um medicamento que combata esse transtorno. Às vezes, um relaxante muscular tomado logo antes de dormir pode ajudar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível