Curas para o íctio de água salgada

Escrito por alex burgess Google | Traduzido por antônio melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Curas para o íctio de água salgada
O íctio, também conhecido como Ichthyophthirius multifiliis, é uma infecção de parasitas cryptocaryon ou oodinium que afetam os peixes de água salgada e doce (Jerry Yulsman/Photodisc/Getty Images)

O íctio, também conhecido como Ichthyophthirius multifiliis, é uma infecção de parasitas cryptocaryon ou oodinium que afetam os peixes de água salgada e doce. É difícil livrar-se do íctio porque os parasitas reinfectam o peixe hospedeiro e outros companheiros do tanque rapidamente quando esporos microscópicos eclodem de cistos no corpo do peixe infectado, infestando a água do aquário. Isole as espécimes infectadas em um tanque de quarentena, logo que você suspeitar de íctio, e inicie o tratamento imediatamente. Ajustes de soro fisiológico e calor ou um tratamento químico comercial pode curar do íctio em seus estágios iniciais.

Outras pessoas estão lendo

Diagnosticando íctio de água salgada

Os esporos do íctio são invisíveis a olho nu, então você pode não estar ciente de que um novo peixe de uma loja de animais está infectado até que pequenos cistos brancos, que lembram grãos de sal, apareçam no corpo e nas barbatanas do peixe infectado. O íctio é curado com mais sucesso antes do estágio de cisto, por isso o diagnóstico precoce é essencial. Antes das manchas brancas aparecerem, os peixes parecem lentos e esfregam-se contra objetos pedrosos e ásperos no tanque. Descarte outras infecções, como a doença de lodo marinho ou de veludo, usando um gráfico de diagnóstico de peixe on-line antes de iniciar um regime de tratamento.

Tratamentos não-químicos

A redução de salinidade e aumento do calor são tratamentos eficazes para o íctio em um aquário de água salgada. Diminua a salinidade em seu tanque de quarentena até que o hidrômetro leia 1.015 e aumente a temperatura de pelo menos 80 graus para interromper o ciclo de vida do parasita. Níveis de sal reduzidos temporariamente têm pouco efeito a longo prazo em peixes marinhos, no entanto, você deve retornar lentamente os níveis de sal para 1.024 ao longo de três ou quatro dias para evitar causar mais estresse ao seu peixe.

Tratamentos químicos baseados

Tratamentos comerciais para ictio contém formalina, quinina, metronidazol malaquite verde e sua eficácia varia dependendo do grau e estágio da infecção parasitária. Alguns aquaristas usam tratamentos comerciais com sucesso e outros alcançam resultados igualmente eficazes usando métodos naturais. A solução de cobre é uma cura eficaz para o ictio de água salgada persistente, mas é extremamente tóxico para os invertebrados, anémonas, caranguejos e camarões. Siga sempre as instruções do fabricante para a administração segura de um tratamento de cobre e use-o apenas em um tanque de quarentena.

Prevenção

Deixe os peixes novos de quarentena por duas semanas antes de colocá-los em um aquário com uma comunidade estabelecida para evitar que o ictio entre nele. Todos os peixes abrigam organismos causadores de doenças naturalmente, que não representam ameaça quando o peixe está saudável, mas se o sistema imunológico dele estiver comprometida por má qualidade da água, manuseio excessivo ou estresse, eles podem sucumbir à infecção. Mantenha as novas espécimes em um tanque separado até ter certeza de que eles não representam uma ameaça à saúde dos outros.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível