Mais
×

Que tipo de roupa que os mexicanos usam?

Atualizado em 23 março, 2017

Quando algumas pessoas pensam sobre roupa mexicana, elas imediatamente evocam imagens de mulheres com saias e homens com sombreiros gigantes. O fato é que, os mexicanos usam todos os tipos de roupas, muito semelhantes a jeans e camisetas populares nos Estados Unidos e Europa. No entanto, existem algumas diferenças marcantes na moda mexicana que você pode encontrar durante eventos especiais ou em regiões específicas.

Quando algumas pessoas pensam sobre roupa mexicana, elas imediatamente evocam imagens de mulheres com saias e homens com sombreiros gigantes (Hose image by Ewe Degiampietro from Fotolia.com)

Tipos

Existem três tipos principais de roupa mexicana. A roupa diária varia de acordo com a profissão e a classe econômica, mas, em geral, consiste de calças ou jeans com uma camisa de abotoar ou camiseta comum para homens e uma saia ou uma calça com uma blusa ou camiseta para as mulheres. Há também a roupa mexicana tradicional, que varia conforme a região, mas muitas vezes inclui camisas feitas a partir de fibras naturais, como algodão e agave, xales conhecidos como rebozos (que também são embalados e utilizado para transportar bebês), botas de caubói de couro e, para homens, cobertores grandes usados ​​sobre o ombro para o calor. Finalmente, há roupas cerimoniais usado para danças indígenas, festivais culturais e outras ocasiões especiais.

Moda juvenil

Crianças e adolescentes geralmente usam calças jeans e camisetas, mas, durante a semana, a maioria deles estão em uniformes escolares, porque até mesmo as escolas públicas exigem. Um uniforme escolar típico consiste de uma camisa pólo branca ou de cor clara, com o nome da escola e insígnias no peito. Meninos usam calças, geralmente azul marinho, e as meninas usam saias que vão até o joelho. Os estudantes usam sapatos de sola grossa preta e as meninas usam meias brancas longas, que se estendem sobre o joelho.

Características

Algumas das principais características da roupa mexicana que fazem com que eles se destaquem de seus colegas dos Estados Unidos incluem roupas tingidas com tinta natural e costuradas à mão. Estas tradições têm se apagado ao longo do tempo, porque a produção é demorada, mas o baixo custo da mão de obra no México ainda permite que uma blusa bordada à mão ou sapatos de couro artesanais tenham preços acessíveis. Corantes naturais são normalmente à base de plantas, como folhas, ervas, pétalas de flores e sementes. Saias cerimoniais, vestidos e blusas podem também possuírem franja e fitas trançadas.

Geografia

Diferentes regiões do México são especializadas em diferentes tipos de produção, fazendo com que certas roupas sejam mais elegantes em determinadas áreas. Por exemplo, o coração colonial do México, incluindo Leon, Guanajuato, San Miguel de Allende e uma série de pequenas aldeias, são conhecidas por seu trabalho de couro. Sapatos, cintos, coletes e botas vêm em várias cores e estilos, com fivelas, tachas de metal, relevo e desenhos populares. Em Chiapas e Oaxaca, a cultura indígena é proeminente e a vestimenta diária consiste em uma variedade de roupas tradicionais, como túnicas brilhantes huipil, grossas saias peludas, e blusas coloridas contrastando com bordado.

Aviso

Uma das principais diferenças entre moda mexicana e a dos Estados Unidos é a modéstia. A maioria dos mexicanos que vivem no interior não usam bermudas curtas. Bermudas ou saias modestas que alcançam o joelho podem ser indiscretas se usadas dentro de uma catedral. Da mesma forma, camisas semi-transparentes e blusas mais justas ao corpo não são comuns em cidades menores do México e nos mais conservadores estados do sul de Oaxaca e Chiapas.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article