Dados e testes de laboratório quantitativos x qualitativos

Escrito por john brennan | Traduzido por pamela oliveira
Dados e testes de laboratório quantitativos x qualitativos

Alguns testes laboratoriais produzem resultados quantitativos e outros qualitativos

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Dados quantitativos são dados numéricos, enquanto qualitativos não possuem números. As respostas em um estudo que divide lâmpadas em categorias como "muito clara", "um pouco clara" e "fraca", ou o tipo de pizza que um cliente prefere são dados qualitativos. Por outro lado, se você disser que 51 % das plantas testadas cresceram 25 cm ou mais, enquanto 33 % cresceram 13 cm ou menos, você terá dados quantitativos.

Outras pessoas estão lendo

Diferença

Dados qualitativos são por definição não numéricos, mas podem ser organizados para gerar dados quantitativos. Por exemplo, se consumidores em uma pesquisa descrevem como se sentem sobre um produto alimentício que compraram, o questionário vai gerar apenas dados qualitativos. Mas se as respostas forem analisadas para determinar quantos ou que porcentagem de consumidores preferem calabresa a anchovas, teremos dados quantitativos também.

Testes de laboratório

Alguns testes de laboratório geram dados qualitativos e outros quantitativos. Um procedimento chamado Western blot, por exemplo, normalmente produz apenas dados qualitativos -- indica se uma determinada proteína está presente ou não, mas não a sua quantidade. Outro teste comum chamado ELISA (sigla para Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) pode ser feito usando abordagens que permitem a obtenção de dados qualitativos ou quantitativos. O teste típico de gravidez é qualitativo; ele testa a presença de gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina da paciente, mas não a quantifica.

Vantagens dos dados qualitativos

Algumas vezes são preferíveis dados qualitativos. Se você estiver fazendo um teste de gravidez, por exemplo, sabe que se o nível de HCG for alto significa quase com certeza que está grávida. O objetivo não é identificar precisamente o nível de HCG -- a resposta desejada é "sim" ou "não", e não um valor numérico que seria mais difícil de interpretar. Da mesma forma, se você está testando se amostras de sangue de um paciente são HIV-positivas, o paciente e seu médico desejam uma resposta de "sim" ou "não", e não uma numérica.

Vantagens dos dados quantitativos

Em outros experimentos ou testes de laboratório, dados quantitativos são preferíveis. Se bioquímicos estão tentando obter o ponto isoelétrico de uma enzima (o pH em que ela tem carga total igual a zero), eles querem uma resposta numérica. Da mesma forma, se você fez o teste de HIV e sua médica pediu um teste de carga viral, que indica a quantidade de vírus presente em uma unidade de fluido corporal, ela estaria tentando obter dados quantitativos para ajudar a planejar seu tratamento.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media