Mais
×

Como dar uma aula de dança para crianças pequenas

Atualizado em 16 fevereiro, 2018

Você não precisa ser um dançarino profissional para ensinar as crianças a amar a dança. Conduzir os pequenos através de diferentes tipos de movimentos dará a eles uma contribuição valiosa na expressão criativa, coordenação e desenvolvimento motor. Dançar também pode ensinar as crianças a apreciar música e mostrar a eles que exercícios podem ser agradáveis. Quando você estiver dando a aula de dança com eles, estimule-os a ouvir a música e serem criativos em vez de se preocupar demais em completar um passo de dança específico.

Instruções

Meninos e meninas podem aprender a gostar de dançar (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  1. Compre ou alugue uma variedade de CDs dançantes, ou carregue um MP3 player com música que as crianças possam dançar. Escolha algumas empolgantes do tipo dance music, clássicas e música rítmica, como percussão africana.

  2. Avise as crianças e seus pais sobre que tipo de roupa eles deverão usar na aula. Peça a eles que usem roupas folgadas e confortáveis. Se vocês forem dançar em um salão, diga aos pais para que vistam os filhos com roupas de baixo, para que cada criança possa ajustar sua roupa caso sinta calor. Recomende a todos que usem meias e tênis. Eles podem tirar os tênis e dançar de meia, se desejarem.

  3. Faça com os pequenos uma série de alongamentos. Sente no chão com suas pernas esticadas e toque os dedos dos pés e gire seu tronco de um lado a outro. Estenda seus ombros e mova sua cabeça em círculos para relaxar seu pescoço. Explique para eles que o alongamento deixa o corpo pronto para o exercício.

  4. Comece a aula tocando dance música rápida. Estabeleça um tempo de cinco minutos e explique que vocês terão esse tempo de dança livre. Deixe as crianças se moverem imitando animais ou qualquer outro movimento de dança que elas quiserem.

  5. Mude para música lenta, clássica. Peça a eles que ouçam a música e demonstrem o que eles sentem através de seus movimentos de dança. Demonstre como fazer movimentos lentos com os braços, giros e pequenos saltos no ar. Toque essa música por 5 minutos.

  6. Mude a música para ritmo de percussão. Dance com as crianças em movimentos rápidos e ritmados como chutes e inflexões. Você pode até colocar uma TV ou computador para que você possa mostrar vídeos de danças tradicionais africanas. Dance por cinco minutos.

  7. Repita o ciclo, dançando com cada tipo de música por mais cinco minutos. Termine a aula com outra série de alongamentos para relaxar.

O que você precisa

  • CD player ou MP3 player com auto-falantes
  • Cronômetro
  • TV ou notebook
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article