Como dar ração sem grãos para cães de raças maiores

Escrito por maura wolf | Traduzido por ana carolina fernandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como dar ração sem grãos para cães de raças maiores
A dieta sem grãos proporciona mais saúde aos cães (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

A ração sem grãos foi criada em 2005 e tem crescido em popularidade, em parte porque as pessoas estão mais conscientes sobre a saúde e querem alimentar seus cães da melhor forma possível. Tanto cães pequenos quanto raças maiores podem se beneficiar de uma dieta sem grãos, especialmente uma na qual todos os ingredientes sejam ricos em nutrientes.

Outras pessoas estão lendo

Proteínas x grãos

Um dieta livre de grãos balanceada e rica em proteínas da carne proporciona a seu cão a quantidade necessária de nutrientes importantes. De acordo com o veterinário T.J. Dunn, os cães são primariamente carnívoros e alimentá-los com ração seca à base de grãos se provou um equívoco. Os órgãos digestivos dos carnívoros não são projetados para digerir materiais vegetais, mas são ideais para quebrar, absorver e utilizar proteínas, ossos e gordura.

Como dar ração sem grãos para cães de raças maiores
Carnívoros (Image by Flickr.com, courtesy of Randi Hausken)

Problemas com grãos na ração canina

Os grãos estão ligados a alergias alimentares, obesidade e diabetes, portanto, uma dieta completamente livre de grãos pode prevenir estes problemas. Tanto cães pequenos quanto grandes que tenham ingerido alimentos ricos em grãos por muito tempo podem ser mais suscetíveis a desenvolver alergias. De acordo com o artigo de Foster e Smith, “Food Allergies and Food Intolerance" (alergias e intolerâncias alimentares), a alteração para uma dieta sem grãos pode prevenir ou parar sintomas comuns de alergias como a coceira, infecções crônicas de ouvido, perda de pelos, locais quentes e coceira excessiva.

Como dar ração sem grãos para cães de raças maiores
Cão confortável (Image by Flickr.com, courtesy of Jose Roberto V. Moraes)

Como escolher uma ração sem grãos

Alimentos sem grão não são feitos inteiramente de carne. Enquanto a ração convencional contém grãos baratos e subprodutos para engrossar a "farinha", necessária em alimentos cozidos, a ração sem grão usa legumes como batatas, ervilhas e batata-doce. As dietas sem grãos, de alta proteína e baixo carboidrato podem ser mais saudáveis para cães, mas ainda é importante ler os rótulos e ingredientes. Especialistas sugerem que os dois primeiros ingredientes devem ser proteínas - alimentos integrais e refeições a partir de fontes como frango, cordeiro, carne ou peixe. É aconselhável evitar termos genéricos, tais como farinha de carne, subprodutos, gorduras ou digestivos. Escolha alimentos considerados nutricionalmente balanceados, que usem carnes livres de hormônios e antibióticos. Evite conservantes como BHA, BHT e ethoxiquina e fique longe de corantes, açúcares e adoçantes.

Como dar ração sem grãos para cães de raças maiores
Cão jovem e saudável (Image by Flickr.com, courtesy of claudiogennari)

O custo da alimentação de cães maiores

Uma consideração importante na compra de alimentos sem grãos é o custo, especialmente quando você está alimentando um cão de raça grande. A maioria das rações sem grão são caras, pois elas tendem a não conter cargas de baixo custo. Alimentos sem grão costumam ter mais proteína, por isso, os cães precisam consumir menos alimentos para satisfazer às suas necessidades nutricionais. Como é necessário menos comida em cada refeição, o custo é comparável.

Como dar ração sem grãos para cães de raças maiores
Cachorros grandes precisam de proteínas (Image by Flickr.com, courtesy of Randy)

Mudando para a dieta sem grãos

Os cães podem sofrer problemas digestivos quando mudar a dieta, portanto, quando você alternar para a dieta sem grãos, é melhor fazer uma transição lenta. Introduza gradualmente a dieta livre de grãos misturando uma pequena porção do alimento novo no antigo, aumente e diminua esta porção de alimento antigo ao longo do tempo. Caso ocorra vômito, perda de apetite ou diarreia, abrande a transição. Pode levar de três a seis semanas para o trato digestivo do seu cão ajustar-se à nova dieta.

Como dar ração sem grãos para cães de raças maiores
Cães precisam ter uma dieta saudável (Image by Flickr.com, courtesy of Randy)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível