on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como se dar bem com a sogra

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Introdução

Chega uma hora em todo namoro que é preciso conhecer a sogra, não dá para adiar. Porém, dependendo do que acontecer, a mãe do seu parceiro pode se tornar uma grande amiga e confidente ou em um tremendo pesadelo, interferindo até na sua relação amorosa. Cabe a você fazer o possível para levar um relacionamento saudável e proveitoso com a sogra, transformando essa experiência em algo agradável, leve e natural. Siga esses passos e saiba como se dar bem com a sua sogra!

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Seja você mesmo

O primeiro conselho que qualquer pessoa precisa saber para se dar bem com a sogra é simplesmente agir naturalmente. Seja a pessoa que você sempre foi, não tente mentir e interpretar uma personalidade diferente da sua. Uma das qualidades que as sogras mais admiram é a sinceridade, por isso não queime seu filme mentindo ou exagerando uma característica que não é sua. Você pode ser descoberto muito mais rápido do que pensa e aí vai ser difícil reparar o erro com ela. Confie em você, nos seus instintos e fique tranquilo. Uma relação saudável com a sogra flui naturalmente quando há confiança mútua.

Jupiterimages/Creatas/Getty Images

Trate bem o seu parceiro

A melhor maneira para se dar bem com a sogra é se dar bem com seu namorado ou namorada. Todo o respeito, carinho e admiração que você tem pelo seu parceiro será notado claramente por ela no dia a dia. De nada vai adiantar tentar agradar ou puxar o saco da sogra, se você grita ou mente para quem você ama. Não há alegria maior para uma mãe do que ver seu filho feliz. Por isso seja educado, amoroso e trate muito bem seu namorado ou namorada. Deste modo certamente ele fará comentários bons sobre você com a sua sogra, fazendo com que ela veja você de uma maneira positiva.

Jupiterimages/Pixland/Getty Images

Seja prestativo

Para ganhar o coração da sogra é preciso literalmente trabalhar. Mostre para ela que você é uma pessoa de atitude e coloque a mão na massa. Deixe a preguiça de lado e ajude nas tarefas do lar. Se a ideia de colocar a mesa para o almoço ou lavar a louça não te anima muito, tente algo novo. Descubra algum ponto fraco da sua sogra e ajude-a nisso. Ensine-a a usar direito o computador para tarefas do dia a dia como compras ou pagar contas online, por exemplo. Pode parecer simples mas isso vai surtir um grande efeito, facilitando muito a vida dela.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Repare nos detalhes

Já dizia o Rei Roberto Carlos que os detalhes são pequenos, mas difíceis de esquecer. Repare nas pequenas coisas ou mudanças do visual da sua sogra e comente. Ela cortou o cabelo ou está com uma roupa nova? Houve alguma renovação nas plantas do jardim? Comente e veja um sorriso aparecer automaticamente no rosto da sogra. Para perceber essas mudanças é preciso prestar atenção e ser muito observador. Conte com a ajuda do seu namorado ou namorada para pegar mais informações. Aos poucos você já conhecerá melhor sua sogra e verá de forma mais clara qualquer mudança nesses pequenos detalhes do dia a dia.

Comstock/Comstock/Getty Images

Não seja puxa-saco

O pior tipo de genro ou nora que pode existir é o puxa-saco. Não ache que sua sogra é ingênua de cair em qualquer papinho mole seu. Seja verdadeiro e não exagere nos elogios, pois ela rapidamente vai desconfiar de você e suas intenções. E tenha certeza que a última coisa que você precisa na sua vida é de uma sogra desconfiada, analisando toda e qualquer atitude sua. Saiba a hora certa de elogiar e falar bem da sogrinha. A partir do momento que você valorizar as suas palavras, elas terão muito mais efeito e serão ouvidas com mais atenção não só pela sogra, mas por todos.

George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images

Trate bem sua família

Uma maneira de saber se uma pessoa é educada é vê-la em ação com sua própria família. Se ela trata bem aquelas pessoas que ela mais ama, certamente tratará bem as outras pessoas ao redor. Obviamente as sogras sabem disso e vão analisar cada passo seu em relação à sua família. Se você, por exemplo, vive falando mal do seu irmão e não mostra nenhum tipo de respeito com seus pais, certamente isso será visto como um sinal vermelho pela mãe de seu namorado ou namorada. Antes de querer se dar bem com a sogra, é preciso se dar bem com a família em geral.

Simon Bremner/Lifesize/Getty Images

Escute o que ela tem a dizer

O segredo para ganhar a simpatia de uma mulher é ouvi-la e isso também serve para as sogras. Às vezes tudo que elas precisam é de alguém para escutar como foi seu dia, o que elas pensam sobre algum assunto ou planejam para a vida. É claro que isso pode ser um grande desafio, pois no começo é difícil se identificar com os problemas do cotidiano de alguém que tem anseios diferentes dos seus. Mas tudo é questão de tempo. Você vai perceber que, depois de começar a ouvir sua sogra algumas vezes, será muito mais fácil entender suas ações e o que ela pensa da vida.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Mostre interesse pela vida dela

Uma maneira muito eficiente de criar simpatia e se conectar com sua sogra é mostrar interesse pelo que ela faz. Não seja um genro ou nora que só fala sobre o tempo ou novela, crie laços verdadeiros com a sogra e assim você ganhará seu respeito e amizade. Pergunte sobre a vida dela, os detalhes, seu dia a dia, seu passado e aos poucos você vai descobrir o que ela mais gosta de fazer. Ela gosta de esportes, tem algum passatempo diferente, alguma coleção? Sabendo quais são os seu gostos, mais facilmente você fará parte da vida dela de forma genuína.