Definição de economia internacional

Escrito por shane hall | Traduzido por lucas schiavo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de economia internacional
Economia internacional estuda as interações econômicas entre as nações (chart background image by Stasys Eidiejus from Fotolia.com)

A globalização transformou o mundo em um lugar menor, com mercadorias, serviços e capitais fluindo através do mundo com muito mais velocidade e facilidade que no passado. A economia internacional fornece um quadro para entender e explicar os problemas da economia global. Ela estuda os problemas econômicos e políticos sobre troca, finanças internacional e outros problemas relacionados.

Outras pessoas estão lendo

Função

A economia internacional estuda as interações econômicas entre as nações e como esses problemas afetam a atividade da economia global. Essa especialização, dentro da disciplina da economia, examina e explica os padrões de interação entre as nações, em áreas como troca e investimento.

Recursos

As grande áreas de estudo da economia internacional incluem troca mundial, finanças internacional e a movimentação de fatores de produto, como trabalho e capital. Troca é especialmente importante para economistas, que entendem que uma troca internacional beneficia todas as partes envolvidas. Por ela, as nações podem se especializar em produzir certas mercadorias e exportá-las para obter outras. As finanças internacionais examinam o fluxo de ativos financeiros pelas fronteiras, assim como taxas de câmbio, como o valor do dólar americano contra o euro ou o iene japonês. Finalmente, a economia internacional também estuda a migração de trabalho, como os imigrantes se mudando para países a procura de melhores oportunidades.

Efeitos

De acordo com os economistas Paul Krugman e Maurice Obstfeld, autores do "Economia Internacional: teoria e política", antigamente, as nações trocavam produtos agrícolas e mercadorias minerais, como óleo, carvão e metais preciosos. Hoje, entretanto, a maioria das trocas envolve materiais manufaturados, como automóveis, computadores e roupas. Para algumas nações, incluindo os Estados Unidos, a maioria das trocas envolve um pequeno número de países com que a nação tem relações próximas de troca. Krugman e Obstfeld identificam, no caso dos Estados Unidos, o Canadá, México, China, Japão e Alemanha como os maiores parceiros.

História

A economia tem examinado problemas internacionais desde os seus primeiros dias. No começo do século dezenove, o economista inglês David Ricardo defendeu a troca baseado no que ele chamava de vantagem comparativa, a qual se refere à capacidade de produzir uma mercadoria com um preço menor que outras. Ricardo sustentou que as nações deveriam se especializar em produzir mercadorias para que pudessem aproveitar a vantagem comparativa, enquanto realizam trocas por outras mercadorias.

Significado

De acordo com Kugman e Obstfeld, a globalização, ou a tendência a maior mobilidade de mercadorias, trabalho e capital, forjou ligações mais próximas entre as nações do mundo. Enquanto isso, pactos de troca, como a Organização de Troca Mundial e o Acordo de Troca Livre das Nações Norte Americanas, e outras ações de outros governos, têm diminuído as barreiras de troca e aberto mercados ao redor do mundo. Isso resultou em maior integração econômica, aumentando a diversidade de mercadorias acessíveis o consumidor. Graças a essa tendência econômica, a economia internacional aumentou em importância.

Considerações

Krugman e Obstfeld avisam que a economia internacional envolve áreas politicamente sensíveis. Apesar das tendências globalizantes desde o começo do século 19, os formuladores das políticas governamentais ainda podem criar políticas para limitar a disponibilidade de um produto importado, para proteger a industria nacional da competição internacional. Eles também podem restringir o fluxo de ativos financeiros pelas fronteiras, assim como limitar a imigração para impedir que os trabalhadores estrangeiros diminuam os salários ao concordarem em receber salários menores àqueles dados aos nativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível