Definição de marketing turístico

Escrito por kristie lorette | Traduzido por pedro santos
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Definição de marketing turístico
Aprenda sobre as atividades de marketing turísitco (tourism image by Horticulture from Fotolia.com)

Marketing é o modo como um negócio ou organização promove seus produtos e serviços. O marketing turístico se relaciona diretamente com o modo como a indústria do turismo e da hospitalidade promovem os produtos e serviços que oferecem aos turistas e viajantes. Por um lado, os conceitos gerais de marketing se aplicam ao marketing turístico, mas também existem adaptações específicas que a indústria do turismo faz para ajustar seus esforços de propaganda. Os ajustes atendem tanto a indústria como os turistas.

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Marketing

De acordo com a Associação de Marketing Americana (AMA), o marketing vai além de promover e anunciar produtos e serviços que uma empresa está vendendo. A AMA diz que o marketing é um processo – um processo que requer planejamento extenso. O marketing exige que as empresas conheçam melhor os turistas que deseja atrair e depois criem, coloquem preço e promovam bens e serviços que preencham as necessidades do público.

Tipos

Em sua maior parte, a indústria do turismo envolve a promoção de serviços relacionados às atividades turísticas e recreativas. Alguns exemplos desses serviços que estão incluídos no marketing turístico são transporte, acomodações, alimentos, bebidas e entretenimento. Normalmente, a empresa usando o marketing turístico se especializa num aspecto do turismo em vez de vários aspectos do marketing. Por exemplo, a empresa que oferece atividades na água promove seus jet skis, pranchas de surf e aluguel de kiteboards, mas dificilmente ela será responsável por alimentação e bebidas.

Geografia

A principal diferença entre o marketing da maior parte de indústrias e o do turismo é a distribuição dos produtos e serviços. Como parte do marketing para indústrias em geral, a distribuição de bens ou serviços vai da empresa para o consumidor. No caso do turístico, os clientes vêm ao negócio. Por exemplo, se a empresa vende produtos para cuidar dos cabelos, ela terá de ter estoques no salão ou em um depósito para distribuir os produtos aos consumidores. Um serviço de aluguel de jet ski na praia, entretanto, distribui seus produtos quando os clientes vão ao local em que ele está ou a um quiosque na praia.

Considerações

Para superar os obstáculos de distribuição envolvidos no marketing turístico, muitas empresas se unem em esforços de propaganda conjuntos. Por exemplo, um agente de viagens une forças a hotéis, linhas áreas e empresas de turismo nos pontos turísticos e destinos nos quais a agência é especializada. Isso significa que quando um cliente procura o agente de viagens, o agente não apenas pode marcar o voo e o hotel, mas também pode registrar o cliente para fazer um tour pela cidade que está visitando, reservar ingressos para um espetáculo ou uma mesa no melhor restaurante local.

Efeitos

A indústria do turismo é pesadamente regulamentada e afetada por leis e intervenções governamentais. Leis podem ter um efeito positivo ou negativo no marketing turístico. Um exemplo que pode afetá-lo são os códigos de regulamentação da construção, que podem impedir um novo hotel ou complexo de entretenimento. Se os códigos de regulamentação exigirem renovação da uma atração turística ou instalação já existente, isso também pode fazer com que a instalação aumente seus preços ou até altere algumas das opções que oferece.

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