Definição de treinamento prático

Escrito por dee dee donato | Traduzido por thiago silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Definição de treinamento prático
O treinamento prático oferece uma experiência real ao treinando (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

O treinamento prático é um método utilizado por sistemas educacionais e empresas para ajudar indivíduos a aprenderem certa tarefa. Ele fornece experiência real ao permitir que a pessoa sendo treinada entre em contato direto com o assunto em questão, criando uma sensação de empoderamento.

Outras pessoas estão lendo

O que é treinamento prático?

Trata-se de uma ferramenta educacional de treinamento que pode ser mais eficaz que o treinamento tradicional de sala de aula. O treinamento prático permite que o treinando não apenas ouça que tarefas precisam ser feitas, mas dá a ele a oportunidade de realizá-las. Numa situação ideal, o treinador atua ao lado do treinando para dar orientações ao invés de deixá-lo sozinho para descobrir o que precisa ser feito.

Benefícios do treinamento prático

O treinamento prático oferece as situações da vida real que tornam mais fácil entender o que está sendo aprendido pois as pessoas que passam pelo treinamento podem ver tudo em primeira mão ao invés de apenas assistir uma aula sobre o assunto. Logo, é mais provável que estas pessoas absorvam o conhecimento. Para uns, aprender desta forma é muito mais fácil do que ficar em sala de aula, que pode ser entendiante e levar o treinando a se distrair. Adicionalmente, o treinamento prático impulsiona a produtividade porque o treinando trabalha enquanto aprende. Por último, também aumenta a confiança do treinado pois o instrutor está disponível para responder a dúvidas e esclarecer pontos que não estejam claros. Idealmente, o instrutor também dará um reforço positivo ao treinando, caso este esteja fazendo um bom trabalho.

Desvantagens do treinamento prático

Cada um tem um jeito diferente de aprender e, para alguns, entender conceitos enquanto os praticam pode ser complicado. São pessoas que preferem ler sobre determinado assunto, fazer perguntas e estarem preparadas antes de assumir a tarefa. As pessoas com este estilo de aprendizado certamente passarão por dificuldades com um treinamento prático e podem não se dar tão bem. O treinamento prático também pode ser complicado pois um dos treinandos pode atrapalhar os outros em caso de erros cometidos em um trabalho de equipe. Além disso, do ponto de vista do treinando, algumas empresas não remuneram enquanto o treinamento está sendo conduzido ou pagam apenas uma parte do salário integral. Em termos financeiros, isto pode impor dificuldades à pessoa em treinamento.

Preparação para instrutores

Antes de o treinamento prático iniciar, é importante que o instrutor esteja preparado. Isso ajudará o treinamento a seguir de forma tranquila e o treinando a obter mais sucesso em seu aprendizado. Para se preparar, faça uma lista de coisas que precisam ser passadas ao treinando. Então organize o que será aprendido. Por exemplo, caso o treinamento se dê por meio de um software, rode-o e certifique-se de que ele está funcionando corretamente. O mesmo pode ser feito se você está trabalhando em uma linha de produção ou algo dentro do escritório. Siga os passos como o treinando faria e garanta que tudo funcione corretamente. Defina uma agenda para o treinamento. Quanto tempo ele durará, por quanto tempo você ensinará e certifique-se de tirar um tempo para perguntas durante o curso. Forneça manuais e folhetos sobre o assunto para os estudantes. Por último, tenha disponíveis os materiais para que a tarefa possa ser cumprida, tais como canetas, grampeadores, computadores, equipamentos de segurança e afins.

Preparação para o treinamento prático

Se você está prestes a se envolver em um treinamento prático, há alguns passos que você pode seguir para facilitar o processo de aprendizado. Pesquise sobre o assunto em livros, na internet e com conhecidos que atualmente desempenham aquela tarefa. Peça para que eles lhe mostrem como se faz, se possível. Então pare e pense, faça uma lista de perguntas antes mesmo de começar. Dê um jeito de fazer todas estas perguntas durante o treinamento. Fale com o instrutor previamente, se possível, para ter uma ideia do que esperam de você. Quanto mais preparado você estiver antes do treinamento, maiores são suas chances de sucesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível