Como deixar pacientes terminais de câncer confortáveis

Escrito por michelle miley Google | Traduzido por luisa menin
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como deixar pacientes terminais de câncer confortáveis
Deixar o paciente confortável é o melhor a se fazer

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer terminal, o foco no tratamento muda de combater a doença para manter o paciente confortável. Alguns pacientes terminais escolhem ficar em um hospital ou clinica enquanto outros preferem voltar pra casa. Existem muitas medicações e ferramentas disponíveis para ajudar a manter a pessoa livre de dor, evitando o sofrimento.

Outras pessoas estão lendo

Conforto emocional

É mais fácil focar somente no conforto físico dos pacientes terminais de câncer, mas o conforto emocional pode ser tão importante quanto. Ao lidar com um indivíduo terminal, seja honesto e evite guardar informações. Reafirme ao paciente que lhe será permitido tomar decisões por si próprio, contando que ele tenha condições de tomá-las e que você vai honrar os seus desejos quando ele não puder mais decidir.

É uma crença que quando uma pessoa está morrendo ela pode ouvir e entender o que está acontecendo a sua volta, mesmo depois de já não poder mais responder. Continue a conversar com um paciente que já não responde mais, não fale sobre ele, mas com ele. Converse, toque, assista filmes e leia. Sua presença pode ser extremamente importante, mesmo que ele não possa dizer.

Conforto fisíco

Programe atividades e visitas em torno do que é melhor para o paciente e sua necessidade de sono. Um paciente terminal vai eventualmente começar a dormir com frequência e se recusar a comer ou beber. Não o force a se alimentar, mas umedeça seus lábios ou use pomadas para manter a umidade da região e prevenir rachaduras dolorosas.

Ambas incontinências, urinária e fecal, são propensas a se tornar um problema a medida que a morte se aproxima. Coloque fraldas geriátricas no paciente e faça a troca quando necessário, a fim de mantê-lo limpo e seco. Se a urina se tornar escura ou infrequente, um cateter pode ser preciso para evitar um bloqueio do trato urinário. Frequentemente uma pessoa terminal vira a cabeça em direção a uma fonte de luz quando começa a ter problemas para enxergar, então deixa as luzes amenas.

Se a respiração se tornar um problema, vire-o de lado e coloque um travesseiro embaixo de sua cabeça. Um segundo travesseiro pode ser necessário.

Saiba quando procurar ajuda

Se um doente terminal está sendo cuidado em um hospital ou outro estabelecimento, a maioria de suas necessidades estarão sendo atendidas, mas se você está cuidando de um amigo ou parente em casa, saiba quando procurar ajuda profissional. Se você está com dificuldades em medicá-lo ou se a medicação prescrita para a dor parece não funcionar, entre em contato com um médico. Fique atento, mesmo que pausas na respiração, respiração irregular, murmúrios e ruídos sejam normais, ele nunca deve ter dificuldade real em respirar. Se isto está acontecendo, chame um médico imediatamente, especialmente se o paciente estiver consciente de seu esforço e desconfortável com ele.

Se ocorrer uma queda, talvez você precise ajudá-lo a se levantar corretamente, sem machucar ele ou você mesmo. Não hesite em pedir ajuda a qualquer momento que encontrar uma situação onde não tem certeza como lidar, estiver assustado ou sobrecarregado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível