Quanto tempo depois da ovulação você pode fazer um teste de gravidez?

Escrito por christie leman | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Quanto tempo depois da ovulação você pode fazer um teste de gravidez?
A identificação da gravidez pode ser feita com testes de mais ou menos sensibilidade (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Para casais que estão tentando ter um filho, a espera entre a ovulação e o tempo para fazer um teste de gravidez pode ser agonizante. Há vários fatores que influenciam quanto tempo depois da ovulação que uma mulher pode fazer o teste, incluindo a sensibilidade do teste usado, o próprio corpo da mulher e padrões da menstruação. Enquanto a maioria dos especialistas recomendam esperar os tradicionais 14 dias depois da ovulação antes de testar para a gravidez, é possível detectá-la antes em algumas mulheres.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O primeiro ponto para descobrir quanto depois da ovulação você pode fazer um teste de gravidez é identificar a data exata da mesma. A regra geral é que para um ciclo normal de 28 dias a ovulação ocorre no 14º dia, porém poucas mulheres têm esse ciclo "normal". Felizmente, há maneiras para que um casal possa identificar a ovulação que são razoavelmente fáceis, ajudando-os a determinar a melhor época para tentar engravidar e a saber quando um teste pode ser feito. O kit de previsão de ovulação e a tabela de temperatura são os dois métodos mais frequentes usados para identificar a data exata da ovulação.

Frequência

Quanto tempo depois da ovulação para que você possa fazer o teste de gravidez também dependerá do tipo de teste caseiro sendo usado: os testes tradicionais ou os de mais sensibilidade para gravidez no começo. Testes tradicionais são mais baratos e afirmam ser 99% eficazes para detectar a gravidez no primeiro dia da menstruação que não veio. Para a maioria das mulheres, essa data é aproximadamente no 14º dia depois da ovulação.

A maioria dos casais que estão tentando conceber não desejam esperar até o primeiro dia que a menstruação não veio e preferem usar testes para identificar a gravidez mais cedo. Esses testes são um pouco mais caros que os testes tradicionais e afirmam conseguir identificar a gravidez na maioria das mulheres grávidas começando cinco dias antes da menstruação. Para determinar a data mais cedo que esses testes podem ser feitos, é bom saber a duração média da sua fase lútea. Essa fase corresponde ao número de dias entre a ovulação e a menstruação e pode ser facilmente determinada fazendo a tabela da temperatura por alguns meses ou usando o kit de previsão de ovulação. Mulheres com a fase lútea de 12 dias podem testar sete dias antes da ovulação, enquanto mulheres com os 14 dias típicos de fase lútea podem tentar nove dias antes da ovulação.

Prevenção e Solução

Enquanto pode ser possível que algumas mulheres recebam um resultado positivo de gravidez de sete a nove dias depois da ovulação, a maioria dos obstetras e ginecologistas aconselham seus pacientes a esperarem até pelo menos o primeiro dia da menstruação que não veio para fazer os testes e evitar falsos negativos. Em algumas mulheres, leva-se mais tempo para o óvulo fertilizado ser implantado no útero e para a produção do hormônio da gravidez, hCG, começar. Algumas mulheres mais sortudas podem ter os resultados positivos até sete dias antes da ovulação, enquanto para outras pode-se levar 14 dias ou mais para que quantidades suficientes de hCG sejam produzidos.

Aviso

Outro fator para casais considerarem quando escolher fazer testes de gravidez cedo é que abortos prematuros são muito comuns. Mulheres que esperam para fazer um teste de gravidez podem nunca saber que estavam grávidas, assim evitando o desapontamento que sentiriam caso soubessem.

Considerações

Enquanto pode ser fácil para casais determinarem quando a mulher ovula, não é tão fácil determinar quando um óvulo fertilizado é implantado no útero e inicia-se uma gravidez viável. Na média, a maioria dos óvulos fertilizados são implantados entre oito e dez dias depois da ovulação, e demoram alguns dias para que o hormônio hCG possa ser identificado no teste de gravidez caseiro.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível