Mais
×

Como descobrir se o queijo ricota está estragado

Atualizado em 16 fevereiro, 2017

A ricota, assim como o queijo cottage e o cream cheese, é bastante úmida e estraga mais rapidamente do que os queijos duros. Use-a o mais rápido possível, pois a ricota permanece fresca somente por quatro a cinco dias. Se o queijo não tiver uma boa aparência ou o cheiro estiver diferente de quando o abriu pela primeira vez, a melhor atitude será jogá-lo fora.

Use a ricota como sobremesa ou recheio para massas (S847/iStock/Getty Images)

Aparência azulada incomum

A primeira pista de que a ricota ficou ruim é uma alteração em sua aparência. Embora alguns tipos de queijos cremosos, como o brie ou o azul dinamarquês, possam ter sido cobertos intencionalmente com uma camada de mofo comestível, qualquer mofo que apareça na ricota é um sinal de que o queijo estragou. Você poderá retirá-lo dos queijos mais consistentes e ainda comê-los, porém, uma vez que o mofo tenha aparecido na ricota, jogue-a no lixo. Alguns mofos produzem toxinas prejudiciais e os seus esporos podem ter se espalhado por todo recipiente. Ainda, o queijo pode também ficar cheio de água ou ter uma cor marrom-claro ou amarela em vez do branco.

Cheire o queijo

Diferente dos inúmeros queijos que possuem um odor naturalmente característico, a ricota quase não tem cheiro. Ela é um queijo leve e macio, com um gosto e um cheiro predominantemente de leite.

Prazo de validade

A ricota é altamente perecível e deve ser sempre guardada em um recipiente com tampa na geladeira, em uma temperatura à 4 °C ou mais fria. Quando manipular a ricota, use uma colher para retirar uma porção. Cubra o recipiente e refrigere-o imediatamente. Mesmo com esse manuseio cuidadoso, um pacote de ricota aberto durará somente de quatro a cinco dias, de acordo com a Associação Brasileira de Indústrias de Queijo (ABIQ). Por medidas de segurança, descarte a ricota que ficar na geladeira por mais de cinco dias depois de ter sido consumida. Se não conseguir se lembrar de quando comprou a ricota, jogue-a no lixo.

Observe a data

Todas as embalagens de ricota contêm uma data "consumir até". Essa data é o prazo que o fabricante garantirá a qualidade do produto e pode servir como orientação para guardar o queijo. Leve em consideração que um recipiente fechado de ricota pode ficar fresco de duas a quatro semanas, podendo ficar bom durante uma ou duas semanas após essa data. No entanto, se já tiver passado muito do prazo, com certeza o queijo não estará bom. Se estiver dúvidas, jogue-a no lixo.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article