Descrição de um batizado cristão ortodoxo

Escrito por rebecca mayglothling | Traduzido por alexandre amorim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Descrição de um batizado cristão ortodoxo
Crianças cristãs são batizadas na casa de Deus (Comstock/Comstock/Getty Images)

Um batismo cristão tradicional é a cerimônia para que se lave o pecado original da criança dentro da igreja. Um batismo Ortodoxo Grego mantém as crenças gregas tradicionais, incluindo o uso de óleo para soltar a garra do mal da criança. Ela também passará por vários passos, incluindo sua nomeação e o recebimento de novas vestimentas.

Outras pessoas estão lendo

Exorcismo

Quando a criança entra na igreja, o sacerdote extrai os demônios dela. Virado para o oeste, ele oferece preces e escrituras para purificar a criança e mandar os demônios de volta ao inferno. O sacerdote vira-se para o oeste de acordo com a antiga crença grega de que os portões de Hades, ou inferno, ficam nessa direção. O resto da cerimônia é conduzida com os presentes virados para leste, onde Deus está presente e pronto para receber a criança a seu serviço.

O credo e nomeando a criança

Os padrinhos da criança estão presentes, e espera-se que eles declarem sua fé pelo bem da criança. O Credo Niceno é recitado, que é uma passagem que expressa a entrada dos cristãos na fé cristã. A criança é então nomeada, o que significa sua natureza única. Colocar um identificador, como um nome, em uma criança simboliza a dignidade diante dos olhos de Deus.

Fonte de batismo e imersão tripla

A fonte de batismo é notada na Bíblia. O Livro de João 1:12 é lido sobre a criança, já que o versículo refere-se à fonte de batismo, representando a ida da criança para Deus. Ela é então imersa completamente na água três vezes. A imersão tripla simboliza os três dias de Cristo na tumba e a Santíssima Trindade. A água simboliza a purificação da alma e chama Jesus ao altar para tocar o espírito da criança. A água também é usada para significar um renascimento, do pecado para a virtude.

Criança nua e óleo de oliva

A criança é despida de todas as suas roupas antes da imersão. O ato simboliza a remoção do pecado da criança. As roupas velhas são tiradas dela, junto com seu pecado original durante a cerimônia. Óleo de oliva é abençoado pelo sacerdote e usado para cobrir a criança. O sacerdote coloca o óleo nas orelhas, mãos, pés e boca dela. Os padrinhos cobrem o resto da criança em óleo. Essa ação é um reflexo dos lutadores gregos que usavam o mesmo método para evadir seus inimigos. A criança com óleo evade as mãos do pecado.

Novas roupas e velas

Novas roupas são postas na criança para simbolizar sua nova vida no espírito de Deus. Na Igreja Grega tradicional, a criança usa um robe branco após o batismo com água e óleo. Ele simboliza a pureza da alma após a purificação. Uma vela batismal é acesa após a criança ser vestida. Essa vela é apresentada aos pais, que a guardarão para a apresentação da criança na fase adulta. Se a criança casar-se, essa vela será usada na cerimônia de casamento.

A Crisma e Eucaristia

Na tradição Ortodoxa Grega, a Crisma é administrada imediatamente após o batismo. Uma criança batizada possui um espírito limpo e, de acordo com a crença Ortodoxa Grega, está pronta para se tornar um embaixador para Cristo. Então, a Crisma é outorgada ao espírito recém purificado. A criança então recebe a Comunhão, que é a recepção do corpo e do sangue de cristo. Ela é, em seguida, trazida para a igreja regularmente para receber a Comunhão, completando a Eucaristia. No caso de uma Comunhão infantil, uma pequena quantidade de líquido é posta no lábio da criança.

Corte de cabelo, dança religiosa e leitura do evangelho

Após o batismo, o sacerdote corta três mechas de cabelo da criança. O cabelo representa a dádiva gratuita a Deus, pois a criança não possui outros itens para dar. Uma procissão do sacerdote, dos padrinhos e da criança através da congregação se segue ao corte de cabelo para representar a dança dos anjos em regojizo. Finalmente, o sacerdote lê o evangelho do livro de Mateus 28:18-20.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível