Descrição das qualificações organizacionais em um currículo

Escrito por marie m. potter | Traduzido por marcela machado
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Descrição das qualificações organizacionais em um currículo
Destaque seu conjunto de habilidades em seu currículo (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Um currículo exibe sua combinação única de qualificações, pontos fortes, formação e experiência. Ele deve articular e comercializar seu valor aos empregadores e, ao mesmo tempo, dar a eles a impressão de que você é uma boa opção para um cargo em particular. Além disso, o currículo deve ajudar você a conseguir realizar a principal meta de todas: uma entrevista. Muitas vezes, os currículos eficazes alinham o conjunto de qualificações do candidato à descrição do cargo; por exemplo, se a descrição do cargo pedir qualificações organizacionais, existem maneiras específicas pelas quais você pode destacá-las em seu currículo.

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Revise a descrição do cargo

Alinhar seu currículo à descrição do cargo é uma etapa importante para se preparar para ser um candidato competitivo. Leia cuidadosamente a descrição e sublinhe todas as obrigações e funções exigidas. Leia a descrição novamente e destaque as qualificações necessárias ao cargo, que podem incluir habilidades de gerenciamento pessoal, que são características pessoais que demonstram se sua personalidade se adapta à empresa; habilidades sobre o conteúdo dos serviços, que são exemplos específicos das experiências e conhecimentos relacionados a um cargo específico e as habilidades transferíveis, que são aquelas adquiridas durante qualquer atividade de sua vida e que podem ser transferidas e aplicadas no cargo. Revise a descrição uma terceira vez, circulando as obrigações nas quais você é qualificado e as qualificações que você tem. Agora, você está preparado para incorporar os itens circulados - os elementos principais que eles querem e que você tem - em seu currículo.

Organize seu currículo

Organizar suas informações em um currículo, geralmente, significa ter seções de informações relevantes. Essas seções incluem suas informações para contato, formação educacional e experiência profissional relevante. Além disso, você pode incluir uma seção de objetivo, habilidades ou qualificações, uma lista de suas afiliações profissionais, experiências em liderança ou voluntariado e outras experiências de trabalho que vale a pena incluir. Em todas essas seções, é necessário destacar suas habilidades. Geralmente, isso é feito em forma de exemplos na seção de experiência profissional ou em uma seção de habilidades. Na seção de experiência profissional, dê exemplos de como você domina a habilidade de organização ou como organizou uma tarefa, projeto ou grupo. Por exemplo: "Organizei uma equipe de voluntários para a feira estadual que eram responsáveis por cumprimentar e atender os participantes". Esse exemplo revela que você é alguém que pode manter vários detalhes e pessoas organizados. Incluir uma seção de habilidades é uma ótima maneira para relacionar as habilidades que você tem com as da descrição do cargo e organizá-las em uma seção -- recomenda-se usar marcadores e frases curtas. Você também pode dizer diretamente que é uma pessoa organizada. Por exemplo: "Organizado e detalhista. Concentra-se nas tarefas e gerencia projetos de modo adequado". Se você tiver experiência profissional extremamente relevante ao cargo desejado, coloque a seção de habilidades ao final de seu currículo. Caso contrario, coloque-a no início.

Tipos de qualificações organizacionais que devem ser enfatizadas

Geralmente, as qualificações organizacionais se aplicam ao lado interno, como a habilidade de uma pessoa de se organizar, ou ao lado externo, como a habilidade de uma pessoa de organizar outras pessoas ou as metas / projetos de uma empresa. Você precisa abordar esses tipos de qualificações de forma diferente. Organização: Indique sua habilidade de se organizar e gerenciar. Isso inclui a administração do tempo, ser concentrado em tarefas, prestar atenção aos detalhes, estabelecer e cumprir prazos e assumir responsabilidades. Organização de outras pessoas: Fale sobre sua habilidade em trabalhar com pessoas e supervisioná-las. Os exemplos são gerenciamento de grupos, delegação de responsabilidades, orientações e recomendações. Organização em maior nível: Inclua sua habilidade de organizar e abordar as metas de uma organização em um nível administrativo, como o lançamento de novas ideias, a tomada e implementação de decisões, a aplicação de políticas e gerenciamento de projetos.

Seja organizado

A chave para a ênfase de suas qualificações organizacionais em um currículo é se certificar de que elas sejam específicas e alinhem suas qualificações à descrição do cargo. Embora esse processo possa ser demorado, o resultado pode ser extremamente positivo. Os currículos que se alinham às descrições de cargos têm mais probabilidade de se destacar da concorrência e chamar a atenção de um revisor. Um currículo elaborado com cuidado aumentará suas chances de ser entrevistado e, acima de tudo, conseguir o emprego. Vale a pena ser organizado.

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