Desenvolvendo um mix de comunicação de marketing eficaz

Escrito por karen s. johnson | Traduzido por fabiana silva
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Desenvolvendo um mix de comunicação de marketing eficaz
A pesquisa ajuda a identificar o público-alvo de uma empresa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Uma empresa que considera utilizar uma combinação de várias ferramentas de comunicação de marketing provavelmente percebeu que essa técnica pode ser mais eficaz do que uma estratégia "universal". A comunicação de marketing refere-se à promoção dos "4 Ps" em um plano de marketing — produto, preço, praça (ponto de venda/distribuição) e promoção — e também é conhecida como "composto promocional". Quando esses elementos são integrados entre si, o esforço promocional fica mais eficiente já que o plano representará os objetivos, estratégias e táticas necessárias para desenvolver um composto promocional de marketing mais eficaz.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

    Desenvolvendo uma combinação de comunicações de marketing eficaz

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    Identifique seu público-alvo. Use pesquisas demográficas para identificar algumas características como idade, hábitos de compra e outros comportamentos que sejam relevantes para o seu negócio. Isso é importante para planejar e selecionar as técnicas corretas de comunicações. Agrupe seu público dentro de vários segmentos como cliente atual, em potencial e novo para direcionar seus esforços de marketing.

    Desenvolvendo um mix de comunicação de marketing eficaz
    A pesquisa ajuda a identificar o público-alvo de uma empresa (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
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    Crie os pontos principais de sua mensagem. Eles são os aspectos mais essenciais que você precisa comunicar para seu público. Por exemplo, se um dos seus segmentos for composto de "clientes em potencial", a principal mensagem poderia ser: "informar aos consumidores que apresentam uma inclinação de mudança nos hábitos de compra, que o sabão Acme é mais barato porque fornece 400 lavagens de mão mensais em vez de 300 como as outras marcas". Suas mensagens-chave devem ser adaptadas para cada segmento de público.

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    Identifique as aberturas. Essas são oportunidades que você pode usar para atingir os segmentos de público. Por exemplo, se tiver como alvo crianças em idade escolar, a sala de aula pode ser uma abertura. Esse ambiente possibilitará o desenvolvimento de materiais adequados. Da mesma forma, as companhias aéreas comerciais podem fornecer a melhor abertura para atingir um executivo de negócios que está sempre viajando, possibilitando desenvolver artigos de jornal e publicidade de bordo.

    Desenvolvendo um mix de comunicação de marketing eficaz
    Você pode usar as companhias aéreas comerciais para atrair a atenção de executivos de negócio (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
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    Crie seu plano. Agora que você conhece seu público, os pontos que a mensagem deve transmitir e as oportunidades disponíveis para alcançá-lo, é necessário desenvolver um plano de trabalho para ajudá-lo a executar seu mix de comunicações de marketing. Defina o comportamento desejado como, por exemplo, a "compra do sabão Acme pelo público-alvo" e, em seguida, organize suas estratégias e objetivos de comunicação, que podem ser: "aumentar a informação dos possíveis compradores sobre os ingredientes puros que compõem o sabão Acme". Essa estratégia pode contar com atividades de relações públicas ou de publicidade. Sua tática será baseada nas oportunidades identificadas e, a partir dela, seu mix de comunicações de marketing será criado.

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    Identifique suas táticas. Isso exige alinhar as estratégias e oportunidades com as técnicas que melhor atendam seus objetivos. Se a opção for utilizar atividades de relações públicas, é possível desenvolver relações com a mídia para preparar entrevistas, testar seu produto em relação ao do concorrente, colocar artigos em publicações-alvo — aquelas que melhor se encaixam nas aberturas do público — ou desenvolver eventos especiais. As técnicas usadas podem incluir anúncios na televisão, mídia impressa, outdoors, mídia online ou social. A mala direta é outra técnica de comunicação de marketing.

    Desenvolvendo um mix de comunicação de marketing eficaz
    Uma propaganda feita em outdoor pode ser uma opção para seu mix de comunicações de marketing (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Desenvolva sua estratégia em conjunto com todo o departamento ou equipe de marketing para garantir que todos estejam cientes do conteúdo comunicado nas mensagens-chave. Será necessário que a equipe de vendas contribua com — e seja treinada — nas táticas apropriadas.
  • Você pode iniciar as táticas com uma "lista de preferência", mas tenha em mente que a execução do trabalho dependerá do orçamento disponível. O ideal é definir o orçamento antes de começar a desenvolver seu mix de comunicação de marketing.

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