on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Destinos brasileiros para curtir o feriado de Páscoa

Aproveite o feriado de Páscoa e escolha um destino no Brasil para viajar
Jupiterimages/BananaStock/Getty Images

Introdução

A Páscoa é uma comemoração cristã, festejada em geral durante os meses de março ou abril. A data simboliza a passagem bíblica na qual Jesus é crucificado na Sexta-Feira Santa e sobe aos céus no domingo. Hoje, além do importante significado para aqueles que partilham da fé cristã, a celebração é uma oportunidade de passar tempo com a família e os amigos, descansar e fazer viagens pelo Brasil. Com as temperaturas mais amenas entre o verão e o outono, é possível agendar passeios à praia ou ao campo. Conheça nossas dicas de destinos e marque sua viagem!

Uma das maiores encenações da Paixão de Cristo no mundo acontece no Recife
luiza_st/iStock/Getty Images

Recife (PE)

Quem procura as festividades tradicionais da Páscoa vai encontrar no Recife um excelente destino. A poucos quilômetros da capital pernambucana, está hospedada uma das maiores encenações da Paixão de Cristo no mundo, apresentada sempre na sexta-feira, mostrando a história bíblica sobre o sofrimento de Jesus até a crucificação e a ressurreição dois dias depois. Quem gosta de turismo cultural também conta com diversas opções no Recife. O centro da cidade oferece museus, feiras artesanais, casas de cultura, espetáculos de música e dança e fartas opções de restaurantes típicos da região. Muitos bares oferecem música ao vivo, com sanfona, triângulo e pandeiro, para quem gosta de arriscar passos de forró.

Monte Alegre do Sul fica entre Amparo e Serra Negra, no interior paulista
Reprodução domínio público|Carlos Alberto Aguiar

Monte Alegre do Sul (SP)

No interior paulista, a 130 km da capital e 460 km do Rio de Janeiro, fica a pequena Monte Alegre do Sul, que abriga uma grande celebração anual da Páscoa. Durante a Semana Santa, acontece o chamado "Fecha corpo", tradição da cidade que promete proteção contra doenças, inveja e olho gordo a quem beber a famosa pinga curtida com arruda e guiné. A cerimônia acontece na praça do Bom Jesus, no centro da cidade, que é decorada durante o feriado. Vale lembrar que Monte Alegre do Sul faz parte do chamado Circuito das Águas e conta com trilhas, cachoeiras e rios próprios para banho.

A cidade fica próxima a São Paulo, e quem mora na capital pode participar da procissão e voltar no fim do dia
Reprodução domínio público|OS2Warp

Santana de Parnaíba (SP)

A cidade faz parte da região metropolitana de São Paulo e é conhecida por seus condomínios de alto luxo. Durante a Páscoa, a pequena cidade recebe uma gigantesca encenação da Paixão de Cristo, que conta com mais de cem atores, centenas de figurantes e sofisticada cenografia, com jardins, vilarejos, um templo e o sepulcro de Jesus. Após o espetáculo, vale conhecer o centro, com casas antigas e preservadas, e o Museu Casa do Anhanguera, que homenageia os bandeirantes que desbravaram a região no século 17.

A catarinense Pomerode tem comemoração tipicamente alemã na Páscoa
Reprodução JLes|Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)|

Pomerode (SC)

A poucos quilômetros de Blumenau, em Santa Catarina, fica Pomerode, cidade pequena e uma das principais vitrines da cultura alemã no Brasil. A Osterfest (Festa de Páscoa, em alemão) conta com uma animada programação de música, dança, exposições e feiras de artesanato típico. Um costume germânico que se preservou foi o de pintar e enfeitar ovos de galinha, que são pendurados nos galhos secos das árvores pela cidade. Além dos festejos de Páscoa, vale conhecer a chamada Rota da Cerveja, que leva os turistas às principais cervejarias artesanais catarinenses para conhecer sua fabricação e degustar a bebida.

Paraty, no Rio de Janeiro, conta com intensa programação cultural durante o feriado
José Geraldo Costa/iStock/Getty Images

Paraty (RJ)

A charmosa Paraty fica a 330 km de São Paulo e a 258 km do Rio de Janeiro, logo após a divisa entre os dois estados. Na Páscoa, a cidade oferece uma programação especial para peregrinos e turistas. Os festejos são abertos pela Procissão do Encontro, na qual homens e mulheres carregam as imagens do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora das Dores. Em seguida, são abertos os altares dos "Passos da Paixão", seis peças sacras que encenam os últimos momentos de Jesus antes da crucificação. Paraty também conta com museus e espaços culturais, além de restaurantes variados.

A Chapada dos Veadeiros atrai milhares de jovens em busca de trilhas e tranquilidade
Reprodução L'Astorina|Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

Chapada dos Veadeiros (GO)

Conhecida por atrair jovens hippies, a Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais bonitos do Brasil. São dezenas de cachoeiras e pequenos cânions, com trilhas em meio à vegetação. A principal cidade na região é a pequena Alto Paraíso, que conta com algumas pousadas e restaurantes típicos. A chapada é um destino conhecido dos brasileiros, e muitos procuram a região em busca das "energias do paralelo 14", o mesmo que corta a peruana Machu Picchu. Quem gosta de vida noturna agitada deve marcar a viagem na mesma época que os conhecidos festivais de música eletrônica que lotam a região.

Gramado e Canela, na serra gaúcha, recebem turistas em busca de frio e tranquilidade
Reprodução domínio público|Fernando Schultz Aldado

Gramado e Canela (RS)

A Serra Gaúcha é uma excelente opção para quem busca tranquilidade durante o feriado. Embora a cidade não conte com grandes apresentações e procissões religiosas, as temperaturas amenas e a vida noturna de suas cidades fazem a viagem valer a pena. São dezenas de restaurantes, lojas especializadas em artigos de lã fina e couro, chocolaterias finas e hotéis bem equipados para receber turistas de todo o Brasil. Também é possível conhecer as famosas vinícolas rio-grandenses, em sua maioria na cidade de Bento Gonçalves, e participar de degustações dos principais rótulos brasileiros.

São Luiz do Paraitinga tem clima ameno e pousadas aconchegantes por preços razoáveis
Reprodução Edson Aoki|Atribuição-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada (CC BY-SA 3.0)

São Luiz do Paraitinga (SP)

A cidade está encravada na Serra da Mantiqueira, entre Taubaté e Campos do Jordão, e tem como principal atração seu belíssimo mirante, de onde é possível contemplar a vista de todo o Vale do Paraíba. A cidade também reúne exposições e concertos ao ar livre, bares, restaurantes italianos e bistrôs de boa qualidade por um preço significativamente menor que na vizinha Campos. Vale fazer o passeio de maria-fumaça, saindo de Pindamonhangaba, apreciar a vista da serra e encerrar a jornada com os famosos bolinhos de bacalhau achatados, típicos de São Luiz.

Foz do Iguaçú fica na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai
David Silverman/Getty Images News/Getty Images

Foz do Iguaçú (PR)

Foz do Iguaçú fica na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina e conta com um dos mais belos espetáculos da natureza, as Cataratas do Iguaçú. Além do passeio, é possível aproveitar a cidade, que conta com diversos pontos históricos de visitação, e para fazer compras nos três lados da fronteira: aproveite para visitar a Argentina e abastecer o guarda-roupa com malhas e couro. Em Ciudad del Este, no lado paraguaio, a dica é adquirir produtos "duty free", mais baratos pela menor (ou zerada) incidência de impostos. A cidade também é conhecida por abrigar um templo budista aberto à visitação.