As desvantagens da dessalinização

Escrito por carrie terry | Traduzido por ricardo soares
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A dessalinização é um processo pelo qual a água salgada ou salobra é extraída do oceano e passa através de um sistema de purificação para resultar em água limpa e potável. A tecnologia da dessalinização é aclamada como uma resposta positiva para a escassez de água em todo o mundo, e está sendo desenvolvida e incentivada em áreas que estão perto de oceanos e com falta de abastecimento de água doce. No entanto, a dessalinização não é um processo à prova de falhas e traz consigo muitas repercussões ambientais. As desvantagens da dessalinização estão fazendo com que muitas pessoas pensem duas vezes antes de iniciar projetos deste tipo.

Outras pessoas estão lendo

Eliminação de resíduos

Como em qualquer processo, a dessalinização tem subprodutos que devem ser tratados. O processo de dessalinização requer pré-tratamento e produtos químicos para limpeza, que são adicionados à água antes da dessalinização para tornar o tratamento mais eficiente e eficaz. Esses produtos químicos incluem o cloro, ácido clorídrico e peróxido de hidrogênio, e podem ser utilizados apenas por um período limitado de tempo. Uma vez que perdem a capacidade de limpar a água, esses produtos químicos são despejados, o que se torna uma grande preocupação ambiental. Eles muitas vezes encontram o seu caminho de volta para o oceano, onde envenenam a vida vegetal e animal.

Salmoura

A salmoura é o produto secundário da dessalinização. Enquanto a água purificada passa a ser processada e é enviada para o uso humano, a água que sobra, que tem uma supersaturação de sal, deve ser eliminada. A maioria das usinas de dessalinização bombeia a salmoura de volta ao oceano, o que apresenta outra desvantagem ambiental. As espécies do oceano não estão preparadas para se adaptarem à mudança imediata na salinidade causada pela liberação de salmoura na área. A água salgada supersaturada também diminui os níveis de oxigênio na água, fazendo com que animais e plantas se sufoquem.

Populações do oceano

Os organismos mais geralmente afetados pela salmoura e liberação química de usinas de dessalinização são o plâncton e fitoplâncton, que formam a base de toda a vida marinha, formando a base da cadeia alimentar. Portanto, as usinas de dessalinização têm a capacidade de afetar negativamente a população de animais no oceano. Esses efeitos são desenvolvidos através das desvantagens causadas pelo "impacto" e "arrastamento" da dessalinização. Ao sugar a água do oceano pela dessalinização, as usinas prendem e matam animais, plantas e ovos, muitos dos quais pertencem a espécies ameaçadas de extinção.

Problemas de saúde

A dessalinização não é uma tecnologia aperfeiçoada, e a água dessalinizada também pode ser prejudicial à saúde humana. Os subprodutos dos produtos químicos utilizados na dessalinização podem passar para a água "pura" e pôr em perigo as pessoas que a consomem. A água dessalinizada também pode ser ácida às tubulações e aos sistemas digestivos.

Uso de energia

Em uma época onde a energia está se tornando cada vez mais preciosa, as usinas de dessalinização têm a desvantagem de exigir grandes quantidades de energia. Outras tecnologias de tratamento de água são mais eficientes em consumo de energia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível