Mais
×

Como detectar os sintomas de costocondrite

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A costocondrite é uma condição dolorosa. Causa inflamação e sensibilidade da cartilagem ao longo da área em que as costelas se unem ao esterno, as articulações costocondrais. As causas dessa condição não são exatamente conhecidas, mas acredita-se que certas coisas desencadeiem a costocondrite. Estas incluem um golpe no esterno e/ou a área de reforço, uma infecção nas articulações costocondrais, talvez provocada por uma cirurgia, e o uso excessivo dos músculos e das articulações em torno do esterno. Há muitos sintomas da costocondrite. Este artigo explorará como identificar os sintomas da costocondrite.

Instruções

    Dor no peito?

  1. Confira se há dor no peito. Essa será sua primeira pista para ver futuramente se você tem costocondrite. A dor no peito geralmente será em algum lado do esterno, perto da terceira e quinta costela. A dor é normalmente severa, mas também pode ser suave e constante. Mais comumente, a dor é maior do lado esquerdo.

  2. Toque suavemente a área da esquerda e direita da sua terceira à quinta costela. Se sentir sensibilidade ao pressionar a articulação e a cartilagem conectando as costelas ao esterno, esse é um forte indicador de costocondrite.

  3. Respire fundo. Com costocondrite, a dor aumentará ao respirar profundamente, ou quando você ficar sem ar por conta de exercícios, por exemplo. Se a dor diminuir conforme você descansar e deitar-se, essa é outra maneira de detectar a costocondrite.

  4. Veja se há dificuldade ao respirar. Se achar difícil respirar profundamente por causa da dor, esse é um sintoma da costocondrite. Será difícil levantar alguma coisa ou subir as escadas, por exemplo. A respiração adicional coloca a dor necessariamente na articulação costocondral.

  5. Tente tossir, mas tome cuidado! Uma maneira de detectar a costocondrite é que a pessoa sentirá muita dor ao tossir. Se você tossir e sentir dor na área próxima ao esterno, esse é um indicativo de costocondrite.

  6. Vá ao médico. Seu médico será mais capaz de diagnosticar a costocondrite e elimine as condições médicas. Você pode ter músculos tensionados que estejam causando dor na região, ou pode ter um problema no coração. Infelizmente, a costocondrite não aparece em exames de raio X como uma costela quebrada, então existem limites na capacidade médica de diagnosticar o problema.

  7. Confira se existem inchaços na região do esterno. Se o inchaço estiver presente, você pode ter a Síndrome de Tietze. Faça seu médico conferir os inchaços para eliminar a possibilidade. Às vezes, o inchaço aparecerá em ressonâncias ou tomografias. O médico pode pedir um dos exames para distinguir entre as duas condições.

Dicas

  • É sempre uma boa ideia procurar atenção médica se você tiver dores no peito.

Aviso

  • Se você sentir dor no peito na região do esterno, principalmente à esquerda dele, é possível que esteja sofrendo um ataque cardíaco ou outro problema no coração. Não subestime a dor! Procure atenção médica imediatamente para eliminar os problemas cardíacos, principalmente se sentir náusea, suar ou tiver dores no braço esquerdo.
  • Nem todos os médicos são familiarizados com a costocondrite. Você pode precisar mencioná-la especificamente como possibilidade para certificar-se de que o médico o examinará para conferir a doença.

O que você precisa

  • Visita potencial ao médico
  • Convênio médico para cobrir o custo da visita ao médico
  • Tempo para descansar e recuperar-se
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article