Como devo abordar agências de propaganda quando estiver vendendo espaço publicitário para seu público alvo?

Escrito por lisa mcquerrey | Traduzido por pedro santos
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Como devo abordar agências de propaganda quando estiver vendendo espaço publicitário para seu público alvo?
Profissionais que compram mídia em agências de propaganda tomam decisões de venda de anúncios para seus clientes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Agências de propaganda atendem os seus clientes através do desenvolvimento de campanhas publicitárias destinadas a promover a marca do cliente. Os meios de comunicação que vendem publicidade, tais como jornais e revistas, estações de rádio e televisão e sites, muitas vezes fazem contato com agências de publicidade diretamente para a venda de anúncios. Normalmente, as agências vão comprar exposição na mídia em nome de seus clientes e têm uma comissão da venda.

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Encontre agências

Você pode procurar as agências de publicidade em uma área demográfica específica, como uma cidade ou estado, ou estender a busca para uma pesquisa nacional. Isto pode ser feito com uma pesquisa online para agências de publicidade ou contatando-se uma organização como uma Associação de Marketing.

Pesquise agências

Saiba mais sobre os tipos de clientes que uma agência atende antes de tentar vender-lhe espaço publicitário. Visite o site de cada agência e aprenda sobre o que ela representa. A maioria das agências publica listas de clientes em seus sites. Planeje para atingir aqueles que têm clientes em linha com os dados demográficos que seu meio de comunicação atende. Faça anotações sobre os clientes da agência e sobre dados demográficos específicos de cada cliente.

Categorize agências

Coloque agências em categorias individuais. Por exemplo, se o seu meio de comunicação tem como alvo os idosos e você encontrar agências que se especializam em representação de clientes tais como instalações de cuidados assistidos, lares e comunidades de aposentados, coloque as agências em sua categoria sênior. Se o seu veículo de comunicação atinge a faixa do público jovem, identifique as agências de publicidade que têm clientes como lojas de videogame, restaurantes de fast food e roupas da moda e coloque as agências em sua categoria juvenil. No caso de meios de comunicação como um jornal ou emissora de televisão, é provável que eles tenham diversos públicos com base no conteúdo e programação, por isso, crie o maior número possível de categorias quando tiver como alvo agências de publicidade.

Redija propostas de venda

Elabore propostas individuais que falem a cada mercado que você identificou. Delineie os dados demográficos da forma de publicidade que você está tentando vender e demonstre, por escrito, como a compra de um anúncio em nome de um cliente será benéfico. O objetivo é ser capaz de se aproximar de cada agência de publicidade que você tem na mira e mostrar como compra de anúncios em sua mídia irá beneficiar seus clientes de maneiras específicas e tangíveis.

Faça a conexão

Aproxime-se de agências de publicidade, da mesma forma que você se aproximaria de clientes individuais. Marque uma hora com o comprador de mídia da agência e faça o seu discurso de vendas.

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