Dicas para escrever uma boa recomendação no LinkedIn

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para escrever uma boa recomendação no LinkedIn
A recomendação profissional é uma das principais ferramentas da rede social LinkedIn (Stephen Lam/Getty Images News/Getty Images)

Desde que foi criada, em 2002 nos Estados Unidos, a rede social LinkedIn passou a conectar milhões de profissionais das mais diversas áreas com interesses em comum. O site permite que os usuários registrados mantenham uma lista de contatos detalhada para conectar com eficiência profissionais e empresas. Entre os recursos do site, além de foto, currículo, listas de candidatos em potenciais e perfis de empresas, há a possibilidade de recomendação. Por essa ferramenta, é possível acumular depoimentos profissionais de usuários que confiam no seu trabalho. Confira as dicas mais importantes para escrever uma boa recomendação no LinkedIn e ter seu trabalho valorizado por cada vez mais pessoas.

Outras pessoas estão lendo

Respeite a etiqueta

Uma das principais formas de tirar proveito da rede social LinkedIn é por meio das recomendações profissionais, que mostra a outros usuários o grau de satisfação que seus colegas de profissão, chefes ou donos de empresa, possuem com o seu trabalho. Para receber e escrever recomendações, é de bom tom respeitar a etiqueta de comportamento do LinkedIn. Por essa razão, não saia por aí pedindo recomendações e nem escrevendo-as a todos os funcionários que você conhece. A recomendação é uma ferramenta usada por merecimento do profissional, e não moeda de troca. Ao contrário de outras redes sociais, o objetivo aqui é estritamente profissional.

Dicas para escrever uma boa recomendação no LinkedIn
Utilize a recomendação com profissionais em que você realmente confia (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Detenha-se nos aspectos de trabalho

Por ser uma ferramenta de indicação de talento, respeito e/ou comprometimento profisisonal, a recomendação no LinkedIn deve ser feita sobre os aspectos de trabalho do usuário. Por isso, nada de valorizar aspectos aleatórios e nem trazer informações de cunho pessoal para a rede. Lembra-se de que as recomendações podem ser lidas por uma gama muito variada de outros profissionais, de colegas de mesa até donos de empresa. Então, escreva uma recomendação sobre características profissionais, comprometimento com a empresa, espírito de liderança e capacidade de trabalhar em equipe. São assuntos que interessam a outros patrões e parceiros em potencial.

Dicas para escrever uma boa recomendação no LinkedIn
Centre a recomendação apenas nos aspectos profissionais (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Dê exemplos

Uma boa carta de recomendação é feita como se fosse uma amostra dos pontos positivos de determinado profissional. Sendo assim, procure basear seus comentários críticos com exemplos. Ao falar do comprometimento de um profissional, por exemplo, lembre de como ele se comportou em uma situação que fugiu ao controle. Um processo de gerenciamento de crise na empresa é um bom exemplo para entender como o profissional realmente age sob pressão, uma vez que esses momentos delicados revelam as pessoas como elas realmente são. E sempre mantenha-se em exemplos reais e nunca em situações hipotéticas.

Dicas para escrever uma boa recomendação no LinkedIn
Forneça exemplos para suas colocações (Nick White/Photodisc/Getty Images)

Seja simples, objetivo e direto

A recomendação é efetiva se ela for objetiva, curta e direta. Evite frases longas e com gracejos linguísticos. Em vez disso, vá direto ao ponto. Uma boa dica é começar contextualizando sua relação com o profissional a quem a recomendação é direcionada. Explique brevemente onde e por quanto tempo vocês trabalharam juntos. Depois, vá direto para as habilidades e pontos positivos que o profissional mostrou durante a experiência de trabalho. Pontue as principais habilidades com exemplos, mas não se alongue muito. Duas ou três principais características do profissional bastam. Por fim, termine resumindo os motivos da recomendação e feche o texto com uma frase positiva sobre a capacidade do funcionário em desempenhar o trabalho em questão com ética e competência.

Dicas para escrever uma boa recomendação no LinkedIn
Uma boa recomendação destaca o profissional dos demais (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível