on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Dicas de limpeza de uma chapa de restaurante

Atualizado em 17 abril, 2017

A superfície lisa de uma chapa de restaurante cria uma ferramenta versátil que pode refogar legumes, assar hambúrgueres e até mesmo fazer o seu café da manhã. Entretanto, se ela não for limpa de maneira apropriada diariamente, o acúmulo de gordura e comida afetará o sabor do menu e diminuir a durabilidade da peça.

Chapas devem ser bem preparadas e limpas para funcionarem bem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Precozimento

Antes da chapa ser usada pela primeira vez, ela precisa ser propriamente preparada para garantir sua durabilidade e uma boa superfície de cozimento. Preaqueça a chapa em 175 graus Celsius. Aplique uma fina camada de gordura sem sal em sua superfície com um pano resistente à gorduras. Deixe o material aquecer por dois minutos. Repita o processo até que a superfície esteja escorregadia. Isso irá queimar quaisquer produtos químicos provenientes do processo de fabricação que podem penetrar no alimento.

Loading...

Utensílios

Uma espátula dura ou raspador de metal é ideal para a remoção de restos de comida da superfície da chapa após o cozimento anterior. Panos resistentes à gordura encharcados em água e torcidos são usados em sequência para a limpeza da superfície e remoção do sabor da comida recém preparada. De maneira alternativa, você pode usar uma lã de aço, que é usada para arrancar gordura carbonizada e comida de difícil remoção. Uma pedra pomes é usada para o polimento da superfície semanalmente.

Limpeza frequente

A chapa precisa ser limpa após cada item de comida ter sido preparado. Segure um raspador contra ela em um ângulo de 45 graus e dê raspadas curtas para empurrar os restos de comida para dentro do recipiente de gordura. Mergulhe um pano de limpeza resistente à gordura em um balde de água, esprema-o e limpe a superfície. Essas duas práticas, usadas entre o cozimento de diferentes tipos de comida, garantirão que sua próxima remessa terá o sabor esperado.

Manutenção semanal e mensal

No final do dia, a chapa precisa ser completamente limpa. Raspe resíduos para dentro do recipiente de gordura com a espátula ou raspador e esvazie-o. Encha um balde de tamanho médio com água e mexa uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio. Cubra a superfície da chapa com água enquanto ela ainda estiver quente, e deixe-a encharcar por alguns minutos. Use uma escova ou uma grelha para soltar os detritos, e então enxague-a. No final da semana, use uma pedra pomes para polir a superfície da chapa após ter sido limpa e, então, enxague-a. Uma chapa propriamente limpa deve ter uma superfície relativamente espelhada. No fim do mês, verifique debaixo da peça para certificar-se que o respiradouro não está bloqueado com graxa; isso causará problemas de aquecimento. Mantenha o respiradouro limpo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...