Dicas para pegada de uma bola de boliche

Escrito por ron white | Traduzido por victor dajas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Dicas para pegada de uma bola de boliche
Com um bola curvada, maximizamos o número de pino com os quais ela tem contato (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

A maioria dos amadores no jogo de boliche lança a bola em linha reta no centro da pista em direção aos pinos, mas os profissionais normalmente usam uma bola curvada. Essa normalmente acerta os primeiros pinos em um movimento curvado e apresenta uma vantagem considerável em relação a um movimento reto. Com essa estratégia, podemos maximizar o número de pinos que a bola entra em contato.

Outras pessoas estão lendo

O alvo

Jogadores que lançam uma bola curvada normalmente não miram para o primeiro pino, mas usam os maradores -- aquelas linhas verticais desenhadas na pista. Esses marcadores são parte fundamental em um lançamento preciso.

Para descobrir qual seus marcadores preferidos, é normalmente uma questão de tentativa e erro. As pistas normalmente têm 7 diferentes marcadores e escolher em qual você deseja lançar a bola depende de quanto efeito você coloca nela. Uma bola com muito efeito deve ser solta mais próximo das canaletas, enquanto que uma bola com pouco efeito, mais próxima do centro.

Posição inicial

Um bom lançamento necessita de uma boa aproximação à pista e a maioria dos profissionais se posiciona com o braço que segura a bola alinhado ao marcador em que ele planeja solá-la. Andar em uma linha reta em direção à pista maximiza seu equilíbrio, o que impacta diretamente na qualidade do lançamento.

Soltando a bola

Quando lançada uma bola com efeito, o jogador espera que ela trace uma trajetória curvada em direção aos pinos. Em um artigo para Bowling Digest de 2002, o profissional Bill Spigner descreveu dois diferentes tipos de feito: vertical e horizontal. A posição do dedão no momento do lançamento controla um deles e a posição dos outros dedos controla o outro. Ainda de acordo com Spigner, o dedão deve soltar-se primeiro e, para melhores resultados, deve estar posicionado no lado da bola e exatamente no centro da mesma.

Depois que o dedão se soltar, os outros dedos deixam a bola. O movimento dos dedos deixarem a bola cria um efeito natural e quanto mais tempo eles permanecerem segurando a bola depois que o dedão já se soltou, mais efeito haverá no lançamento.

Ajustes e consistência

Geralmente, os jogadores têm mais controle do lançamento quando há menos rotação nos eixos da bola. Embora a rotação dos eixos varie de jogador para jogador, eles tendem a usar um meio termo entre um lançamento reto e uma bola com muito efeito. A rotação e o efeito devem ser ajustados com todo trajeto em mente -- desde o lançamento até o momento em que a bola acerta os pinos -- e o uso dos marcadores da pista pode ser muito útil nesse ajuste.

Os melhores jogadores que usam bolas com efeito mostram uma consistência nos seu lançamentos, usando sempre a mesma quantidade de rotação nos eixos e acertando os pinos no mesmo lugar.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível