Como treinar para uma corrida de 800 metros

Escrito por jerry garner | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como treinar para uma corrida de 800 metros
Corrida de 800 metros.

Vamos encarar os fatos, a corrida de 800 metros não é para todo mundo. Muitos velocistas têm dificuldade com a distância total da corrida, e muitos corredores de resistência têm dificuldades em manter a velocidade na corrida. É realmente necessário um tipo especial de corredor para lidar com os castigos que vêm junto com a corrida de 800 metros. Para aqueles que têm o que é necessário, o sucesso depende em grande parte de treinamento e condicionamento. Você precisa se manter em ótima forma e treinar bastante para atender à demanda física que a corrida de 800 metros exige. Se você acha que você tem velocidade e vigor para chegar ao fim da corrida, use este pequeno guia para aprender como treinar para uma corrida de 800 metros.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Calçados de corrida de qualidade
  • Lugar para correr (pista, estrada plana)
  • Pesos de calcanhar

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como treinar para uma corrida de 800 metros

  1. 1

    O primeiro passo no seu treinamento para a corrida de 800 metros é apenas descobrir que tipo de corredor você é. Velocistas têm velocidade incrível, porém têm uma tendência à exaustão antes do fim da corrida. Corredores de resistência podem suportar a distância, mas nem sempre têm velocidade suficiente para se manterem com o grupo. Há também os que correm em qualquer categoria, que podem lidar com qualquer coisa em que você os colocar. É importante saber que tipo de corredor você é para que você possa modificar sua rotina de treinamento de modo que melhore seus pontos fortes e trabalhe em seus pontos fracos.

  2. 2

    Entenda que o treinamento é específico para o corredor. Há, é claro, elementos gerais de treinamento e rotinas que podem ser usadas por todos os corredores. Contudo, cada corredor é diferente, e cada um reagirá de forma diferente à corrida de 800 metros. Portanto, é importante criar uma rotina de treinamento para cada corredor que seja específica às suas necessidades. Entenda que qualquer rotina de treinamento que você encontrar é simplesmente um guia. Se ela exigir muito do seu corpo, suavize o treinamento; se você achar o treinamento muito leve, intensifique-o. Trabalhe nos seus próprios pontos fortes e fracos e transforme isto em uma rotina que aperfeiçoe suas habilidades de corrida.

  3. 3

    Use o sistema de treinamento anaeróbico como parte do seu treinamento para a corrida de 800 metros. Este sistema usa diversas repetições de 40 a 90 segundos. Cada repetição é uma corrida de alta intensidade, e ensina seu corpo a ativar a velocidade e a arrancada ainda que seu corpo esteja recebendo menos oxigênio do que quer. Peça para um técnico ou treinador usar um cronômetro para cronometrar sua arrancada até que você tenha corrido com intensidade por 40 a 90 segundos; em seguida faça uma pausa de 90 a 180 segundos e então repita o processo.

  4. 4

    Utilize também o sistema de treinamento aeróbico como parte do seu treinamento para a corrida de 800 metros. O sistema aeróbico usa repetições de três a cinco minutos de duração. Cada repetição é uma corrida controlada no nível máximo de captação de oxigênio dos corredores. A captação máxima de oxigênio é normalmente definida como sendo a passada máxima que um corredor pode sustentar em uma corrida de 12 minutos. Pode não ser o mais rápido que alguém possa correr, mas o mais rápido que pode ser mantido ao longo deste tempo. Pegue este ritmo e corra repetidamente nele, em repetições de cinco minutos, com uma pausa curta entre cada repetição.

  5. 5

    Planeje uma rotina de exercícios. Uma vez que você tenha chegado a um número de treinos aeróbicos e anaeróbicos, programe uma rotina para um treino intensivo. Você deve fazer seu treino intensivo três dias por semana. Se você começar a sentir mais facilidade na rotina do que sentia antes, aumente o número de repetições ou o ritmo/tempo das repetições para torná-la mais desafiadora.

  6. 6

    Tente correr pelo menos duas vezes por semana. De preferência, vá entre os dias de treino intensivo. Por exemplo: você pode fazer o treino intensivo segunda, quarta e sexta, e fazer a corrida às terças e quintas. Pode-se usar pesos para ajudar a fortalecer os músculos da perna, mas isto é estritamente uma questão de preferência pessoal. Você deve tentar correr entre 1600 e 2400 metros a fim de desenvolver resistência para o ritmo rápido da corrida de 800 metros, para a qual você está treinando.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível