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Dicas para treinos individuais de futebol

Todos os grandes jogadores de futebol passaram a maior parte de seu treinamento sozinhos, além de praticar com um time, antes mesmo de se juntar a ele. Para melhorar o jogo de futebol, você precisa não só praticar com um time, como também se concentrar no desenvolvimento de habilidades por si mesmo, em seu quintal ou em um campo vazio. Alguns itens de baixo custo, um pedaço de grama e um pouco de disciplina lhe ajudarão a tirar o máximo proveito do treinamento de futebol individual.

Fazer dribles em torno de postes melhora o controle da bola (Michael Blann/Photodisc/Getty Images)

Um pouco de equipamento pode contribuir muito

Algumas bolas de futebol, uma dúzia de postes e algum tipo de trave real ou improvisada com uma rede é tudo que você precisa para praticar suas habilidades de futebol por si mesmo. Pelo fato de não ter ninguém para recuperar as bolas para você, levar algumas lhe permitirá fazer vários arremessos e chutes sem perder muito tempo. Organize seus postes em uma linha reta e drible em torno deles, aumentando, em seguida, a dificuldade do exercício, fazendo-o de forma irregular ou na diagonal.

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As paredes de tijolos são suas amigas

Substitua um parceiro por uma parede de tijolos. Chutar uma bola de futebol contra uma parede é o único caminho para a prática de receber e treinar os passes sozinho. Você também pode praticar cabeceando a bola contra a parede. Mire a bola em vários pontos na parede e faça chutes em diferentes ângulos e velocidades.

A disciplina com exercícios o mantém em forma

Movimentar-se em torno de postes e obstáculos não simula as exigências físicas de uma partida de futebol. Esse esporte envolve a corrida de longas distâncias, parando e iniciando rapidamente, girando e pulando. Para praticar todos esses movimentos e manobras, construa uma rotina de exercícios para si mesmo que englobe tudo, desde a corrida de longa distância até agachamentos. Tente completar a sequência antes de trabalhar em suas habilidades com os pés, acostumando suas pernas a controlar a bola enquanto estiver esgotado, que é como você provavelmente se sentiria durante uma partida real de 90 minutos.

Treinamento adaptado às suas fraquezas

Tire vantagem de não ter de seguir os exercícios programados e da prática formal e se concentre em áreas onde suas habilidades e aptidão precisam ser melhoradas. Pratique chutando e prendendo a bola com o seu pé mais fraco. Treine as habilidades que você não domina muito até começar a ver um progresso. Por exemplo, arremesse as bolas em cantos da rede em que você tem dificuldade em acertar. Além disso, construa força nas suas pernas se sentir-se sem fôlego durante os jogos.

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Referências

Recursos

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