Dieta para diminuir o colesterol

Escrito por contributing writer | Traduzido por mariana dsp
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Dieta para diminuir o colesterol
Fique atento a seus exames! Altos níveis de colesterol podem lhe trazer muitos problemas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os níveis de colesterol são um fator muito importante que pode contribuir para a ocorrência de doenças cardiovasculares. Quando um exame acusa altos níveis de colesterol no sangue, o estrago já pode ter começado. A boa notícia é que mudar o estilo de vida é um modo muito eficiente de baixar os níveis de colesterol, a começar pela dieta da pessoa.

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Acrescente fibras

As fibras ajudam a reduzir o colesterol de muitas maneiras. Ela amarra o colesterol e diminui sua absorção. Consequentemente, ela diminui os níveis sanguíneos do colesterol de baixa densidade (LDL) e aumenta o colesterol de alta densidade (HDL). Aumente a quantidade de fibras ingeridas para aproximadamente 20 a 30 g diariamente. Uma sugestão são pílulas de psyllium. Frutas e suas cascas fornecem ainda mais fibra, além de serem antioxidantes. Outras sugestões são cereais matinais quentes ou frios de alta quantidade de fibras, saladas cheias de vegetais e grãos inteiros no jantar.

Acrescente proteína de soja

A soja contém isoflavona. As isoflavonas aumentam o número e a efetividade dos receptores de colesterol LDL no fígado, os quais, por sua vez, aumentam a capacidade de juntar e eliminar o colesterol na corrente sanguínea. É fácil adicionar 20 g de proteína de soja por dia. Leite de soja, nozes, tofu e edamame são excelentes fontes. Ideias boas para o menu incluem hambúrgueres de soja, pães feitos com farinha de soja e sopas quentes e amargas com tofu. Contudo, tenha cuidado na hora de escolher seus alimentos, pois alguns produtos à base de soja são altamente calóricos e gordurosos.

Acrescente ômega

Reduzir o consumo de gorduras saturadas é uma obrigação para qualquer dieta que preze pela saúde do coração, mas é essencial acrescentar ácidos graxos à sua dieta para ajudar a baixar os níveis de colesterol LDL. Existem dois grupos principais - ômega 6 e ômega 3 - que devem ser consumidos na razão de 2 : 1. Eles podem ser adicionados à sua dieta por cápsulas de óleo de peixe ou pela inclusão direta na dieta. Óleo de linhaça ou semente de linhaça moída, peixes de água fria, como salmão e trutas, ou uma colher de óleo de canola podem adicionar esses ácidos graxos à sua dieta. Algumas ideias de menu incluem salpicar semente de linhaça moída no iogurte ou salmão com vegetais folhosos (outra boa fonte).

Acrescentar essas comidas a seu cardápio não é a única mudança necessária para diminuir seu colesterol. Para fazer isso, você deve comer comidas não muito gordurosas, fazer escolhas sensatas e encontrar um programa de exercícios do qual goste.

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