Dieta saudável para crianças de 1 a 4 anos

Escrito por sarah dewitt ince | Traduzido por letícia oliveira
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Dieta saudável para crianças de 1 a 4 anos
Antes dos cinco anos, o cérebro da criança desenvolve muito rápido (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Desde o nascimento, as crianças crescem rápido. Antes dos cinco anos, o cérebro de uma criança desenvolve mais rápido do que em qualquer outra época da vida. A forma com que você alimenta seus filhos durante esse período crítico pode influenciar bastante o crescimento e o desenvolvimento. As crianças precisam dos bons nutrientes dos tipos certos de alimentos.

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Primeiros alimentos

Amamente seu filho até os dois anos de idade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o leite do peito é o melhor alimento para os bebês durante os primeiros seis meses de vida até um ano. A OMS também afirma que as mães podem continuar amamentando seus filhos por mais de um ano para dar a eles imunidade adicional e proteção por um período estendido de tempo. A maioria das mães amamenta seus filhos por pelo menos um ano, mas amamentar até os dois anos é melhor ainda.

O leite do peito contém anticorpos e glóbulos brancos que combatem as infecções e bactérias nocivas no corpo. Ele contém ainda DHA, que é um construtor cerebral ácido graxo ômega-3. Ainda na fase de bebê, quando já for capaz, a criança deve também comer alimentos crus como purê de cenouras, feijões verdes e ervilhas. Após um ano de idade, ela deverá continuar comendo comidas cruas em pedaços maiores. Poderá começar comendo brócolis e mastigando palitos de cenoura. Sempre acompanhe a criança em suas refeições para evitar que engasgue.

Dê à criança frutas cruas e vegetais várias vezes ao dia. Forneça também carnes magras como frango ou peixe. Se quer criar seu filho como vegetariano certifique-se de alimentá-lo com proteína vegetal magra, como feijões ou spirulina, uma alga do mar verde-azulada muito nutritiva. Esse vegetal do mar tem altos níveis de betacaroteno, cálcio, aminoácidos, minerais, vitaminas e proteínas altamente digestivas.

Evite dar alimentos carentes de nutrientes, como alimentos processados, fast food, comidas enlatadas ou gordurosas. Se sua criança como carne, escolha carnes magras como peixe, frango e peru.

Gorduras e óleos saudáveis

Alimente seu filho com gorduras e óleos saudáveis. As crianças precisam de gordura para crescer adequadamente. O cérebro é feito de gordura e esse órgão complexo se desenvolve com gorduras boas como o ácido graxo ômega-3. Esse ácido não é fabricado pelo corpo, portanto as pessoas devem consumi-los através de frutas ou suplementos. Dê à criança uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau diariamente a partir de um ano de idade. Seja consistente e faça disso um hábito para aumentar ao máximo a oportunidade de dar à criança bons alimentos para o cérebro.

Você poderá comprar óleo de fígado de bacalhau na loja de alimentos naturais da sua localidade. As gorduras ômega-3 de peixes como bacalhau e salmão contém alguns dos níveis mais altos de gordura saudável. Além de dar o óleo de fígado de bacalhau, você poderá fornecer à dieta da criança outras fontes das gorduras ômega-3. Comidas que contém gorduras saudáveis são sementes de girassol, ovos, amêndoas, salmão e outras castanhas.

Hidratação

Dê à criança água filtrada pura. A água é mais essencial do que muitos pensam. O corpo humano é composto principalmente por água. Esse fluído da vida alimenta nossas células hidratando-as e transportando os nutrientes diretamente para as células que precisam deles. Além disso, a água leva resíduos das células que serão eliminados do corpo. Certifique-se de dar-lhe água pura ao invés de água da torneira. A água da torneira contém cloro, que não é bom para a saúde do sistema urinário.

As crianças não devem beber refrigerante ou outras bebidas açucaradas. Ao longo do tempo, elas poderão causar um impacto na saúde da criança. Refrigerante contém altos teores de açúcar e outras químicas que geram vício.

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