Qual a diferença entre o calendário ocidental e o chinês

Escrito por melanie cheung | Traduzido por gleice attié
Qual a diferença entre o calendário ocidental e o chinês
Embora ambos sejam reconhecidos em todo o mundo, o calendário chinês e o ocidental são muito diferentes (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O calendário ocidental não é o único usado pelo resto do mundo para organizar os anos. O calendário chinês, popularizado na cultura ocidental através de seu horóscopo, é um dos calendários lunissolares mais antigos e precisos. A principal diferença entre eles reside no fato de que o calendário ocidental mede os anos usando da posição da Terra em relação ao Sol e o chinês mede os anos com padrões lunares.

Calendários solares versus lunares

Pessoas de culturas ocidentais estão acostumadas a medir os dias, meses e anos usando a posição da Terra em relação ao Sol. O calendário ocidental (também conhecido como o calendário gregoriano) mede um ano como a quantidade de tempo que a Terra leva para girar em torno do Sol. O ano é dividido em 365 dias, agrupados em 12 meses. Um dia reflete uma rotação completa da Terra sobre seu eixo. Os meses possuem entre 28 e 31 dias cada; se ano for classificado como bissexto, haverá um dia adicional, dando ao mês de fevereiro 29 dias em vez de 28. Um mês reflete a rotação da Lua ao redor da Terra.

O calendário chinês é baseado em padrões lunares. Os meses do calendário chinês se baseiam na Lua, e cada mês se inicia com a Lua Nova ou a primeira Lua Crescente. O calendário chinês é um calendário lunissolar (como o calendário grego e o islâmico), pois enquanto seus meses dependem da Lua, o ano é baseado na posição da Terra em relação ao Sol. Assim, o número de dias de um ano ou mês variam.

Ano Novo Chinês

O ponto de partida varia a cada ano no calendário chinês, que em linhas gerais coincide com o do calendário gregoriano. O ano novo chinês ocorre com a Lua Nova mais próxima ao início da primavera, geralmente caindo entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Isso explica o fato de também ser chamado de "festival da primavera".

Como calcular o calendário chinês

O ano novo chinês cai na Lua Nova mais próxima ao início da primavera. Isso geralmente cai entre 21 de janeiro e 21 de fevereiro. Ele se baseia na Lua Nova em relação à China. O ano novo chinês geralmente cai 11 dias antes do que no ano anterior. No entanto, a cada 8 anos são acrescentados 90 dias. Este calendário não tem uma contagem de anos contínuos. Em vez disso, ela se reinicia a cada novo imperador, tornando um pouco difícil de prever signos dos anos futuros.

A diferença entre as astrologias

A astrologia chinesa concentra-se em signos anuais com nome de animais. Os signos chineses têm um ciclo de 12 animais: o rato, o boi, o tigre, a lebre, o dragão, a serpente, o cavalo, o carneiro, o macaco, o galo, o cachorro e o porco. A astrologia ocidental usa signos mensais com base nas 12 divisões do zodíaco. Eles são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. A astrologia chinesa também utiliza signos mensais que têm os mesmos nomes dos anuais, mas eles não correspondem aos signos zodiacais.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível