Qual a diferença entre canos de cobre tipo M e L?

Escrito por michael logan | Traduzido por allana rødseth
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre canos de cobre tipo M e L?
Canos de cobre proporcionam uma canalização durável para o abastecimento de água (Comstock/Comstock/Getty Images)

As fábricas produzem canos de cobre rígidos e flexíveis. O tipo flexível dobra-se facilmente, sem precisar de ferramentas, e é propriamente chamado de tubo. O tipo rígido requer ferramentas para poder dobrá-lo e é normalmente cortado para fazer o encaixe, ao invés de ser dobrado. A maioria dos canos usados para suprir água em residências é do tipo rígido, sendo chamados de tipo M e L.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de cano de cobre

As fábricas produzem canos de cobre em quatro tipos padronizados: K, L, M e DWV. As letras indicam, em parte, a espessura da parede do cano, da mais grossa para a mais fina. A espessura em si depende do tamanho do cano.

A codificação em letras também é relacionada com a cor impressa na lateral do cano, o que ajuda na identificação. Tipo K é verde, L é azul, M é vermelho e DWV é amarelo.

Usos para os diferentes tipos de canos de cobre

Todos os tipos de canos podem ser usados para encanamento, mas o tipo DWV talvez não possa ser usado para suprir água, já que não há uma taxa de pressão. O tipo K, ou o cano de cobre verde, é o único apropriado para enterro e é comumente usado para levar água a residências.

Os tipos M e L suprem o abastecimento de água nas casas. O tipo L tem paredes mais grossas e uma maior taxa de pressão. Alguns códigos locais especificam que o permitido é apenas o tipo L, proibindo o tipo M. O Código Internacional de Construção permite ambos os tipos, assim como o tipo K para uso como cano de suprimento hídrico.

Diferenças entre os tipos M e L

A principal diferença entre os tipos M e L é a espessura da parede e a taxa de pressão. Os tamanhos mais comuns são 1,25 e 2 cm.

O tipo M de 1,25 cm tem a espessura da parede de 0,7 mm; enquanto a do tipo L é 1 mm. O tipo M de 2 cm tem a espessura da parede de 0,8 mm; enquanto a do tipo L é 1,5 mm.

O tipo L é mais caro do que o tipo M. Por ter paredes mais grossas, requer mais cobre; sendo assim mais caro para se produzir e também para transportar.

Canos de cobre do mesmo tipo e tamanho têm o mesmo diâmetro externo, o que permite o uso do mesmo equipamento em suas conexões. O diâmetro interno varia entre os tipos devido à diferença na espessura das paredes. Por exemplo, o tipo M de 1,25 cm tem o diâmetro interno de 1,44 cm; enquanto o do tipo L é de 1,38 cm.

Adequação residencial dos tipos M e L

Cano de cobre para suprimento hídrico pode ser do tipo M ou L, a não ser que códigos locais digam o contrário. Ambos são classificados bem acima da pressão comum hídrica presente em sistemas de abastecimento de água municipais. O custo mais alto do tipo K normalmente o restringe para uso em enterro de cano para fornecer água em residências.

A diferença de custo entre os tipos M e L é tanta que faz sentido para muitos proprietários residenciais usarem o tipo M ao invés do tipo L para grandes projetos. Sempre cheque as condições e permissões dos códigos locais para materiais de construção antes de comprá-los ou de iniciar projetos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível