Diferença entre capacidade e habilidade

Escrito por marianne luke | Traduzido por giovana moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre capacidade e habilidade
Capacidade e habilidade têm definições semelhantes no dicionário (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Capacidade e habilidade são palavras muito semelhantes; na verdade, elas são quase a mesma palavra. Embora as pessoas costumem intercambiá-las, existem diferenças sutis. Enquanto ambas as palavras evocam a raiz "aptidão", que significa ter talento, conhecimento, poder ou competência para completar uma tarefa, a habilidade tende a ser usada quando se discute o presente, enquanto capacidade é usada para descrever o futuro.

Outras pessoas estão lendo

Habilidade, capacidade e aptidão

A "habilidade" é mais intimamente relacionada à palavra raiz "aptidão" que a "capacidade". Neste sentido, a habilidade envolve o talento, o conhecimento e a especialidade de alguém em cumprir algo mental ou fisicamente. A "capacidade" se relaciona mais à habilidade prática, que inclui o talento e o conhecimento natos, mas, também, sugere a habilidade obtida e o treinamento. Com frequência, a capacidade implica que uma pessoa seja capaz de completar uma tarefa por ter o conhecimento e o talento para tal, mas ainda precisa de treinamento para isso. Por conta dessa sutileza, em seu currículo, é mais apropriado dizer que você é apto a completar tarefas que dizer que é capaz de completá-las.

Individual e grupo

Além da diferença em evocar potencial e especialidade presente, a capacidade e a habilidade também têm leves diferenças na forma como elas são compreendidas por grupos e indivíduos. A capacidade tende a ser usada para descrever um grupo ou empresa, enquanto a habilidade tende a ser usada para descrever um indivíduo. Por exemplo, uma empresa pode afirmar algo como: "nós temos a capacidade de inspirar"; enquanto um indivíduo pode dizer: "eu tenho a habilidade de inspirar". Isso pode ocorrer porque a capacidade evoca habilidades treinadas ou práticas, enquanto a habilidade se relaciona mais com o talento e conhecido de uma pessoa.

Habilidade e perspectivas atuais

A habilidade tende a dar uma perspectiva atual. Por exemplo, se um empregador o perguntou sobre suas habilidades, você pode dizer: "eu tenho a habilidade de escrever e me comunicar bem". Isso diria ao empregador que, neste momento, você já possui essas habilidades. Dizer que tem habilidade em fazer algo é uma afirmação mais forte do que dizer que você tem capacidade de fazê-lo.

Capacidade e a perspectiva futura

A capacidade implica uma perspectiva futura. Por exemplo, se uma organização afirmou: "nós temos a capacidade de eliminar a fome no mundo", você pode não presumir que a organização possa completar essa tarefa. Você poderia substituir "capacidade" por "potencial" aqui: com trabalho, dinheiro e voluntários suficientes, a organização pode completar essa tarefa porque eles têm o conhecimento e a direção. Desta forma, grupos dizendo que são capazes de realizar uma tarefa são considerados menos responsáveis do que grupos que digam que são aptos a completá-la.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível