A diferença entre desvalorização e depreciação

Escrito por jonathan lister | Traduzido por vitor santos leal
A diferença entre desvalorização e depreciação
Depreciação (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Depreciação e desvalorização são termos econômicos, muitas vezes usados ​​como sinônimos, mas na verdade são muito diferentes. Enquanto ambos se relacionam com o valor da moeda de um país, cada um tem suas próprias causas, vantagens e desvantagens. Muitos países usam esses mecanismos econômicos para melhorar áreas como comércio e demanda por bens, embora usá-los possa trazer riscos econômicos.

Definição de desvalorização

Segundo o site "Economics Help", a desvalorização ocorre quando um país propositadamente reduz o valor de sua moeda, uma vez que se aplica a sua taxa de câmbio com moedas de outros países ao redor do mundo. Um país pode fazer isso por uma série de razões, como a redução da taxa de câmbio para estimular a vinda de estrangeiros ou para incentivar mais países a importarem. Um país deve participar de algum tipo de política de taxa de câmbio fixa, como a compra e venda de sua própria moeda, para controlar o valor de sua moeda para fins de taxa câmbio.

A diferença entre desvalorização e depreciação
Economia (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

O significado de depreciação

A depreciação é o declínio do valor de uma moeda com base em fatores de mercado, como oferta e demanda. Por exemplo, se os consumidores (assim como os países), que normalmente usam o dólar para conduzir seus negócios começam a trocar ou comprar e vender usando outra moeda, o valor do dólar pode cair em valor em comparação com a outra moeda. A depreciação pode variar muito, dependendo das condições econômicas de um determinado país e se o país tem ou não fortes exportações, turismo ou mesmo estabilidade em seu governo

A diferença entre desvalorização e depreciação
Exportações (Stewart Sutton/Digital Vision/Getty Images)

Quem está no controle

O governo de um país está no controle total de desvalorização da sua moeda. É um movimento fiscal calculado para controlar o valor do dinheiro e manter certas condições econômicas no lugar. A depreciação, no entanto, está totalmente nas mãos do mercado e não é tão facilmente controlada. O valor de desvalorização de uma moeda pode acontecer gradualmente, ao longo de meses ou um ano, ou pode ocorrer de repente, no espaço de alguns dias ou semanas.

A diferença entre desvalorização e depreciação
Desvalorização (Visage/Stockbyte/Getty Images)

Vantagens e desvantagens

A desvalorização de uma moeda tem várias vantagens, como permitir que um país continue competitivo no comércio exterior, aumentar as exportações para outros países e aumentar o crescimento econômico através de uma maior demanda de produtos de fabricação nacional. A desvalorização também tem um lado negativo a medida em que aumenta o preço das importações e pode levar à inflação. A depreciação pode realmente fazer mercadorias exportadas na moeda depreciada mais baratas para outros países para importar. Isso pode levar a um aumento das exportações, que ao longo do tempo pode ajudar a moeda a recuperar seu valor.

A diferença entre desvalorização e depreciação
Moeda (Visage/Stockbyte/Getty Images)
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível