Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo

Escrito por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
Conheça os tipos de dólar: o turismo e o comercial (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Em época de férias e viagens ao exterior, é hora de pensar em dólar, a moeda corrente nas transações internacionais. Muito se ouviu falar na alta do dólar em relação ao real. Também por essa razão, os termos dólar turismo e comercial surgem periodicamente no noticiário nacional. A gangorra do dólar funciona como qualquer outro produto comercializado no mercado. Seguindo a lei da oferta e da procura, o valor do dólar cai quando há muita moeda norte-americana em circulação. O contrário também vale: quando há pouco dólar em circulação no mercado, a cotação sobe. Conheça as diferenças entre o dólar comercial e o dólar turismo.

Outras pessoas estão lendo

Compra e venda

Os termos dólar comercial e dólar turismo começaram a ser utilizados graças às diferentes taxas praticadas pelo mercado. Isso porque, no Brasil, a moeda norte-americana apresenta preços diferentes para transações entre empresas e movimentações feitas por pessoas físicas. Além disso, o Banco Central do Brasil cota diariamente valores diferentes para a compra e a venda de dólar. A princípio, essas taxas podem parecer complicadas, mas elas são justificadas pelo modo como o mercado funciona. Basicamente, a taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender dólares enquanto que a taxa de compra está relacionada com o preço que se paga pela moeda.

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
Todas as transações internacionais são feitas em dólar (Comstock/Comstock/Getty Images)

Dólar comercial

Quando as transações se referem às grandes empresas que trabalham com exportação e importação de materiais, a taxa a ser considerada é a do dólar comercial. Essa mesma referência também é utilizada para as movimentações financeiras feitas pelo governo federal, incluindo os empréstimos ao exterior. Basicamente, essa taxa é negociada pelas empresas e os bancos, sempre acompanhada de perto pelo Banco Central. Em casos de grande flutuação, em situações de queda abrupta ou a subida vertiginosa, o Banco Central intervem no mercado comprando ou vendendo dólares para evitar uma desvalorização do real.

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
O dólar comercial é usado para transações entre empresas (Creatas/Creatas/Getty Images)

Dólar turismo

Já o dólar turismo é estabelecido para as compras feitas por pessoas físicas, geralmente destinadas às viagens ao exterior. Os principais usos do dólar turismo são passagens aéreas, gastos diversos em lojas, bares e restaurantes localizados no exterior e também para toda conversão registrada no cartão de débito e crédito no exterior. A cotação do dólar turismo é sempre mais alta do que a cotação do dólar comercial. Por essa razão, o dólar turismo é conhecido por ter o câmbio flutuante. As cotações diárias dos dois tipos de dólares estão disponíveis em sites especializados e também no site do Banco Central.

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
O dólar turismo é usado para viagens no exterior (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Dólar paralelo

Uma terceira opção que existe no mercado informal é o chamado dólar paralelo, também conhecido como dólar fora da lei. Trata-se do mercado não oficial, uma transação muito utilizada em períodos de grande instabilidade financeira, sobretudo no início da década de 90. Foi uma época na qual o dólar era usado como forma de especulação, mas também era um jeito de proteção frente à instabilidade econômica. Hoje em dia, o dólar paralelo, feitos de maneira totalmente clandestina em mercados negros, está em queda. Importante salientar que esse tipo de transação é caracterizada como crime.

Qual a diferença entre dólar comercial e dólar turismo
O dólar paralelo é conhecido como dinheiro clandestino (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível