Diferença entre marketing e comunicação de marketing

Escrito por david ingram Google | Traduzido por cassiane ogliari
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Diferença entre marketing e comunicação de marketing
Marketing e comunicação de marketing não são sinônimos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Marketing é um setor da área de negócios que lida com o envio de mensagens sobre as empresas e suas marcas para o mercado. O termo "marketing" abrange toda a gama de atividades dessa área, as quais têm múltiplas facetas. Por outro lado, comunicação de marketing se refere aos elementos específicos que lidam diretamente com a comunicação com os clientes. Compreender a diferença entre marketing e comunicação de marketing pode ajudá-lo a entender melhor a função dessa área tão importante.

Mix de marketing

O marketing tem assumido mais responsabilidades ao longo dos anos e pode-se dizer que essa área contribui muito para o sucesso de um negócio em longo prazo. Essas responsabilidades começam com a conceituação e o desenvolvimento de produtos, determinando o que os clientes querem e precisam, antes mesmo do lançamento. Essa área também se envolve com preços, embalagem e distribuição dos produtos, coisas que as pessoas nem sempre associam a esse departamento.

Os quatro P's do mix de marketing são: produto, praça, preço e promoção. Cada uma das funções do marketing se encaixa em uma dessas quatro grandes categorias.

Comunicações de marketing

O marketing também inclui os componentes mais visíveis de propaganda, promoções, relações públicas e vendas, conhecidos como comunicações de marketing. Essas atividades estão diretamente relacionadas com a comunicação com os clientes para atingir um objetivo específico. Elas são planejadas para informar ao público sobre produtos e serviços, para lembrar as pessoas sobre os produtos que estão saindo de linha, para persuadi-las a experimentar algo novo ou para convencê-las sobre uma necessidade ou um desejo que ainda não têm, o que as induzirá a comprar.

Importância

As comunicações de marketing vão um passo além das outras atividades de marketing para fazer com que os clientes se sintam pessoalmente envolvidos com as marcas das empresas. Elas podem criar impressões duradouras e fidelizar os clientes, ajudando-os a se identificar com suas marcas favoritas e a fazer propaganda boca a boca. Elas também podem identificar novas tendências nas preferências dos clientes, o que ajuda as empresas a permanecer na vanguarda.

Tipos

Comunicações em marketing dão oportunidade para uma comunicação unidirecional ou até para uma conversa bidirecional. As mensagens publicitárias e de relações públicas são geralmente do tipo unidirecional, da empresa para o público, cuidadosamente projetadas para alcançar um dos objetivos mencionados acima. Atividades de vendas, de marketing de mídia social e promocionais são frequentemente planejadas para estimular a comunicação bidirecional, acrescentando variáveis que não são controladas ​no mix, envolvendo clientes de forma pessoal. A comunicação bidirecional exige a preparação de representantes da empresa para dar respostas a perguntas não planejadas e que realmente importam para os consumidores no mercado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível