Qual é a diferença entre uma poltrona e uma cadeira de braço

Escrito por alicia rudnicki | Traduzido por alexandre girardi
Qual é a diferença entre uma poltrona e uma cadeira de braço

Cadeira de braço é um velho nome para poltrona

réception image by monregard from Fotolia.com

A diferença entre uma cadeira de braço e uma poltrona depende de quando a cadeira foi desenhada. Antes de 1930, os dois nomes eram usados indistintamente para cadeiras de madeira com descanso de braço. Mas as grandes mudanças de desenho ocorridas durante a década de 30 levaram à invenção das cadeiras sem repouso de braço de hoje em dia. Estrelas do cinema mudo e designers como William Haines, revolucionaram sua aparência, assim como todo o design de interiores de Hollywood.

Outras pessoas estão lendo

História das poltronas e das cadeiras de braço

réception image by monregard from Fotolia.com

A hierarquia de quem sentava em qual cadeira pode ser traçada até o Egito antigo, de acordo com o website Buffalo Architecture and History. Poltronas eram consideradas um assento de honra e eram reservadas para o faraó. Níveis relativos de proeminência social determinavam o tipo de cadeira em que cada um sentava. Os mais humildes sentavam em banquinhos, se é que chegavam a sentar. Esta tradição reflete hoje a mesa de jantar, em que se provê uma poltrona para os anfitriões à cabeceira da mesa enquanto todos os outros sentam em cadeiras sem repouso de braço.

Antigas cadeiras de braço e poltronas

réception image by monregard from Fotolia.com

Antes do século XX, as poltronas eram também conhecidas como grandes cadeiras e "cadeiras de braço". Feitas de madeira, elas tinham o repouso das costas rígido e descanso dos braços. Muitos escritos novecentistas se referem às cadeiras de braço e poltronas em suas estórias e ensaios, frequentemente como símbolos de hierarquia e idade. No romance de J. M. Barrie (mesmo escritor de Peter Pan), O Passarinho Branco (tradução livre), um homem em franco envelhecimento começa a ponderar sobre as falhas de sua vida conforme senta em sua "cadeira de braço à lareira".

Cadeiras de braço modernas

réception image by monregard from Fotolia.com

Em 1930, William "Billy" Haines foi o principal galã do cinema mudo. Mas Haines desistiu da carreira de ator quando seu estúdio tentou forçá-lo a fingir ser heterossexual. Afinal, ele se tornou um designer de sucesso, dando a Hollywood uma "nova aparência inteligente", que combinava com ambientes formais e casuais, de acordo com a revista Architectural Digest. Suas cadeiras de braço eram baixas, sem braço e estofadas em materiais confortáveis, como couro de carneiro. A Paper City Magazine, observa que elas eram feitas para serem sentadas lateralmente. A cadeira de braço de 1956, do designer dinamarquês Hans Wegner, era semelhantemente simples e sem braço, mas tinha pernas longas e corpo de madeira lisa e quase não tinha apoio das costas.

Poltronas modernas

réception image by monregard from Fotolia.com

As poltronas modernas estão disponíveis em vários estilos e materiais com o propósito, que vai de trabalho a lazer ou da sala de espera do consultório médico. Alguns modelos, como de sala de jantar, são feitos em madeira. Outros podem ser moldados em plástico ou empilháveis, como as dos desenhistas Charles e Ray Eames. Embora dobráveis, as cadeiras no estilo "diretor" apresentam braços e têm peças de metal ou madeira. Cadeiras dobráveis de praia frequentemente apresentam braços, algumas incluem até um porta-copos. Proprietários de casa, geralmente selecionam modelos de espaldar alto com pelúcia, assentos generosos e braços estofados que encorajam um cochilo. A variedade parece não ter fim e o preço também varia bastante. Todo mundo pode sentar em uma poltrona nos dias de hoje.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media