Qual a diferença entre as tribos Rastafari e Buba?

Escrito por kristy ambrose | Traduzido por pedro santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual a diferença entre as tribos Rastafari e Buba?
Levítico 21:5 ordena não cortar o cabelo, uma regra seguida por Rastafaris (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A cultura e a religião dos Rastafari é mais sofisticada do que apenas dreadlocks e um sotaque jamaicano. A Tribo Buba do Zimbabwe tem uma conexão interessante com o judaísmo. Ambas as religiões têm fortes ligações com a cultura Africana e com o nacionalismo, bem como a rejeição da opressão das crenças coloniais. Eles também compartilham algumas das mesmas tradições e práticas judaicas, mas há muitas diferenças profundas também.

Outras pessoas estão lendo

História e origens

A religião que se chama Rastafari hoje começou no início da década de 1920 na Jamaica. Adeptos famosos como Bob Marley e do imperador etíope Haile Selassie I deram ao movimento reconhecimento mundial. O clã Buba, por outro lado, surgiu muitos milhares de anos atrás. O Clã Buba é parte da tribo dos lembas, que tem suas raízes nas 12 tribos de Israel e Judéia. Eles ainda praticam costumes judaicos até hoje.

Qual a diferença entre as tribos Rastafari e Buba?
O Clã Buba adere aos ensinamentos do Antigo Testamento (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Ordens e seitas Rastafari

Existem três diferentes ordens de Rastafaris. Todos os três princípios determinam práticas como evitar o álcool, vegetarianismo, dreadlocks e uso ritual da cannabis. A ordem Bobo Shanti segue à risca a lei mosaica do Antigo Testamento judaico e vive separada da cultura jamaicana mais popular. A seita das Doze Tribos, cujos adeptos se consideram descendentes diretos das tribos judaicas, é a mais liberal das três, permitindo aos adeptos adorarem em qualquer igreja ou em sua próprias casas. A mais antiga seita rastafari é a Ordem do Nyahbinghi. Nomeada por causa de uma rainha de Uganda que lutou contra o colonialismo do século XIX, esta seita está intimamente ligada à Etiópia.

Ordens e seitas

A Tribo Buba é uma das ordens que compõem a tribo dos lembas. A tribo dos lembas é dividida em 12 grupos, o mais antigo dos quais é o clã Buba. Segundo a tradição, um homem chamado Buba liderou a tribo em sua viagem desde a Judéia. A Tribo Lemba seguia exclusivamente tradições, escrituras e práticas judaicas até que influências coloniais do século XIX introduziram algumas práticas cristãs. Os geneticistas têm determinado a presença da sequência do DNA "Cohanim" entre os membros da tribo dos lembas, uma indicação clara de sua ligação com a família de Aarão, irmão de Moisés.

Regras de alimentação

O Clã Buba segue rigorosamente a dieta típica judaica. Carne de porco é evitada, assim como animais como o hipopótamo, que se assemelham a porcos. Apenas peixes com escamas são consumidos e mariscos são proibidos. Carne e leite não são misturadas. Os adeptos adoram nas sinagogas e seguem os ensinamentos, tanto do Antigo Testamento quanto do Novo, o que contrasta radicalmente com a prática do vegetarianismo rigoroso dos Rastafári. A Buba também não tem proibições contra o café e consomem leite, que Rastafáris rejeitam como antinatural. No entanto, a dieta Rastafári, conhecida como "ital", é semelhante à dieta judaica em que marisco e carne de porco não são consumidos.

Qual a diferença entre as tribos Rastafari e Buba?
Consumir curstáceos é proibido tanto no clã Buba quanto no Rastafari (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível