A diferença entre utensílios esmaltados e de granito

Escrito por christien aguinaldo | Traduzido por angela spada
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A diferença entre utensílios esmaltados e de granito
A fabricação de utensílios esmaltados e de granito usa o mesmo processo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Os utensílios esmaltados são feitos de metal, como aço, ferro e alumínio, que são revestidos com esmalte porcelanizado, um material semelhante ao vidro. Outras denominações das peças esmaltadas são utensílios de granito, de esmalte vítreo, de ágata e de ferro esmaltado. Nos Estados Unidos, os utensílios esmaltados eram produzidos por atacado no final do século 19. Embora os termos utensílios esmaltados e de granito sejam empregados de maneira intercambiável, há sutil diferença entre os dois. Os utensílios de granito são um tipo de peça esmaltada.

Outras pessoas estão lendo

Utensílios de granito

Ainda que os utensílios esmaltados e os de granito sejam semelhantes, há uma pequena diferença na composição destes últimos: eles contêm granito no revestimento externo, responsável pela coloração característica dessas peças. A empresa Niedringhaus Brothers foi a pioneira no processo de fabricação de utensílios de granito em 1874, em Granite City, Illinois.

Semelhanças entre utensílios esmaltados e de granito

Os utensílios de granito recebem um revestimento de esmalte porcelanizado, que é feito por meio de aquecimento de argila, eletrólitos, água, óxidos de metal, bórax, feldspato e quartzo a temperaturas muito altas. A mistura liquefeita é, então, despejada em tambores e resfriada com água para formar uma fita semelhante ao vidro. Ela é decomposta, sendo conhecida como matéria-prima de vidro. Ela é aplicada ao metal (aço, ferro ou alumínio). Muitas camadas são colocadas sobre o metal antes de seu aquecimento a uma temperatura extremamente alta para fundi-las e fixá-las firmemente à superfície do metal.

Diferença entre utensílios esmaltados e de granito

A cobertura de utensílios com esmalte porcelanizado é propensa a lascar depois de algum tempo. Para fabricar um revestimento mais durável e resistente, adicionou-se granito triturado à matéria-prima de vidro. A cobertura padrão de uma peça esmaltada normal é o esmalte porcelanizado, enquanto na peça de granito adiciona-se granito triturado ao esmalte porcelanizado. O granito adicionado ao revestimento não apenas torna o acabamento esmaltado durável, mas também dá às peças suas cores ricas e vivas, como azul profundo, vermelho profundo e marrom-chocolate.

Durabilidade dos utensílios esmaltados e de granito

O acabamento esmaltado mais fino dos utensílios diminui a chance de lascagem e quebra. Selecione potes e panelas de ferro e chapa de aço, se desejar um acabamento esmaltado espesso. A expansão e a velocidade de contração desses metais de base são menores, se comparados aos metais mais finos, como alumínio e aço comum, e isso evita danos ao acabamento esmaltado. Todavia, os utensílios esmaltados e os de granito podem resistir tanto às altas temperaturas como às mudanças abruptas destas.

Limpeza de utensílios esmaltados e de granito

Use água e um detergente suave para limpar os utensílios de granito e esmaltados. Se, ao cozinhar, o alimento aderir às peças, mergulhe-as em água quente e depois esfregue com uma esponja. Evite usar esponjas duras, pois arranham o acabamento de esmalte porcelanizado tornando mais difícil a limpeza. Se os utensílios ficarem manchados, ponha um pouco de vinagre e água dentro deles e ferva. Isso removerá facilmente os depósitos de sal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível