Conhecimento

As diferenças entre marxismo, socialismo e comunismo

Escrito por samantha allen | Traduzido por alexandre guerra
As diferenças entre marxismo, socialismo e comunismo

Karl Marx é considerado por muitos como o pai do comunismo

Photos.com/Photos.com/Getty Images

Comunismo, socialismo e marxismo são geralmente termos usados de modo indistinto. No entanto, são termos bastante distintos uns dos outros. O marxismo é um conjunto de teorias políticas desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX, enquanto o comunismo e o socialismo são sistemas políticos e econômicos elaborados pelas teorias marxistas. Tanto o comunismo quanto o socialismo possuem histórias controversas.

Outras pessoas estão lendo

Marxismo

O marxismo abrange várias teorias políticas defendidas por Karl Marx e Friedrich Engels. O marxismo parte do princípio que a economia é a força impulsionadora da história. Por causa disso, a classe operária é, inevitavelmente, explorada pela classe capitalista que produz riqueza através do trabalho dos pobres. Marx e Engels acreditavam que, eventualmente, os trabalhadores ascenderiam e lutariam por liberdade, criando um novo sistema político.

Socialismo

Na teoria marxista, o socialismo é um sistema político temporário entre a revolução dos trabalhadores e o comunismo. O socialismo atual é visto como um sistema separado do comunismo. No socialismo, os meios de produção - fábricas, hospitais e bancos, por exemplo - são propriedades do estado. Como no capitalismo, os trabalhadores são pagos pelo trabalho que realizam. Entretanto, diferente do capitalismo, os trabalhadores são também recompensados com todos os recursos que precisam, como saúde, transporte e educação.

Comunismo

O comunismo é o estágio final do marxismo e resulta no fim das classes sociais. A principal diferença entre o socialismo e o comunismo é que todos recebem o pagamento pelo trabalho de acordo com suas necessidades em vez do valor do trabalho que realizam. O comunismo também determina o fim da propriedade privada, a qual cria disputas injustas entre os trabalhadores. Marx e Engels acreditavam que o comunismo deveria ser implementado gradualmente pelo mundo para que fosse bem-sucedido.

Interpretações modernas

O comunismo e o socialismo tiveram diferentes resultados pelo mundo. O comunismo não se sobressaiu em muitos países europeus, como na Alemanha, e resultou no aumento da pobreza e de violações dos direitos humanos. O comunismo é geralmente visto de maneira negativa, embora ainda existam países comunistas como China e Cuba. O socialismo tem sido mais aceito e vários países, como a Inglaterra, possuem partidos socialistas bem-sucedidos. Nenhum socialismo ou comunismo moderno abrange todos os princípios explicitados por Marx nas teorias originais.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media