Tipos de combustíveis alternativos para lampiões de querosene

Escrito por mary francis | Traduzido por sarah pereira miller
Tipos de combustíveis alternativos para lampiões de querosene
Os lampiões de querosene podem ser decorativos ou utilitários (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os lampiões de querosene (também chamados de lampiões de óleo) se tornam úteis em quedas de energia ou emergências que precisam de luz. Qualquer óleo irá queimar mas nem todos irão ser limpos e sem fumaça. O querosene não é a escolha de combustível limpo para se usar em ambientes fechados, por conta de seus gases tóxicos. Há alternativas mais seguras e lampiões que não prejudicam o meio ambiente podem ser comprados em lojas. Independente de qual óleo você usar, sempre mantenha os lampiões que estão acesos longe de crianças e animais, pois existe o risco de acidentes e machucados com fogo.

Lâmpada a óleo

O óleo específico das lâmpadas é um produto refinado do petróleo. Os dois tipos vendidos comercialmente incluem um mais refinado para uso interno, e um de nível menor para uso externo. O "flash point" (ponto de queima) é a temperatura em que o combustível irá queimar, a qual varia entre 51 e 65 graus Celsius. O combustível usado em ambientes internos normalmente possuem um ponto de queima mais alto, fazendo com que sejam mais seguros para se usar em lugares fechados. As lâmpadas a óleo de uso exclusivamente externo estão sempre bem especificadas no recipiente.

Azeite de oliva

O azeite de oliva foi um dos primeiros combustíveis a serem utilizados nas lâmpadas a óleo, e ele é 99% puro. Ele queima sem fuligem ou fumaça e é seguro para quem é sensível a químicos ou tem asma. O azeite queima por um tempo prolongado, então pequenas quantias já são suficientes para uma noite inteira, mas a quantidade que você usa depende do tamanho do pavio. Coloque apenas a quantidade que você precisa para a lâmpada, pois o azeite de oliva pode se tornar rançoso se ficar sem uso por um período prolongado.

Óleo branco mineral

O óleo branco mineral, também vendido como parafina ou vaselina líquida, pode ser usado com segurança em uma lâmpada a óleo. Apesar de ser um produto petrolífero, ele é altamente refinado e sem cheiro. Esse óleo é um pouco caro para se usar por muito tempo, mas você pode colocar uma pitada se não houver mais nada disponível.

Óleo de citronela

Esse óleo é extraído das folhas de citronela e é geralmente usado em tochas de bambu ou como um repelente para insetos, mas jamais deve ser utilizado em ambientes internos por causa da sua volatilidade. O óleo de citronela é tóxico se usado internamente, mas pode ser aplicado com segurança na pele para repelir mosquitos.

Óleo vegetal

Qualquer óleo vegetal pode ser utilizado em um lampião de querosene, até mesmo os usados, apesar de não queimarem muito bem e possuírem odores fortes. O melhor é utilizá-los em ambientes abertos.

Cuidados

Nunca utilize nenhum dos seguintes combustíveis em um lampião de querosene: Benzeno, gasolina, terebentina, nafta, gás branco, tíner, terebentina mineral e metanol. Usar esses combustíveis altamente voláteis pode resultar em explosão, incêndio, ferimentos ou morte.