Educação e ciência

Diferenças entre as teorias de ensino de Vygotsky e Piaget

Escrito por mary grace konzier | Traduzido por juliana s. zoccoli
Diferenças entre as teorias de ensino de Vygotsky e Piaget

Vygotsky e Piaget foram psicólogos respeitados do início do século XX

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Lev Semyonovich Vygotsky e Jean Piaget foram dois pioneiros muito conhecidos na área do desenvolvimento cognitivo em crianças. Eles eram construtivistas que acreditavam que as crianças aprendem através da construção mental. Suas teorias sobre o ensino e a aprendizagem são usadas até hoje. Elas são muito semelhantes, mas diferem em como eles acham que as crianças aprendem melhor. Suas abordagens são usadas ainda hoje por muitos instrutores para ensinar as crianças na sala de aula.

Outras pessoas estão lendo

Construtivismo

As crianças aprendem juntando novas informações com conhecimentos que já adquiriram. A aprendizagem dos alunos é afetada pelo ambiente em que eles aprendem, bem como suas origens e crenças. Eles também acreditam que a sociedade desempenha um grande papel na forma como os alunos aprendem e compreendem. É nesse ponto que Vygotsky e Piaget se assemelham, e é a única teoria sobre o conhecimento que eles compartilham.

Inteligência

Vygotsky acreditava que a aprendizagem ocorre antes do desenvolvimento de uma criança, e se baseia principalmente em história e simbolismo. Piaget, por outro lado, acreditava que a aprendizagem em crianças só ocorre através da ação. Ele acreditava que a aprendizagem ocorre no ambiente em torno das crianças e só acontece após o desenvolvimento. Vygotsky acreditava que a aprendizagem se dá através de outras pessoas no ambiente da criança, como pais ou professores. Piaget não acreditava que a contribuição de outros faz uma diferença mensurável na aprendizagem das crianças.

Desenvolvimento cognitivo

Piaget acreditava que as crianças se desenvolvem através de quatro estágios definidos: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. As crianças passam por estas fases em suas vidas para adquirir conhecimentos e desenvolver as suas mentes como seres humanos. Esta é a forma como as crianças se desenvolvem cognitivamente. Vygotsky não acreditavam que houvesse qualquer conjunto de estágios pelos quais as crianças passam. Ele acreditava que as crianças passam por fases de aprendizagem em suas vidas, tais como a fala privada, a zona de desenvolvimento proximal e o andaime conceitual (ou "scaffolding").

Teorias de ensino

As teorias de Vygotsky são usadas ​​até hoje nas salas de aula. A zona de desenvolvimento proximal que Vygotsky propôs, determina que as crianças aprendem melhor no nível logo cima de seu nível atual. As crianças aprendem coisas que elas podem não saber como fazer no momento presente, mas estão prestes a conseguir. "Scaffolding" é um processo pelo qual professores e pais dão às crianças dicas e sugestões sobre como alcançar algo e as crianças são então capazes de adquirir esse conhecimento e encontrar as suas próprias soluções para os problemas.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media