Diferentes maneiras de aprender a multiplicar números com dois dígitos

Escrito por maggie whitcomb | Traduzido por alisson dantas
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Diferentes maneiras de aprender a multiplicar números com dois dígitos
Os alunos irão divergir sobre qual método de multiplicação eles preferem (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Aprender a multiplicar números com dois dígitos pode ser uma tarefa difícil para os estudantes. E cada um tem seu próprio estilo de aprendizagem. Dividir um problema em etapas menores ajudará, juntamente com a consideração de estilos individuais de aprendizagem. Alunos sinestésicos beneficiam-se da experiência de aprenderem multiplicação através da prática. Aprendizes visuais e espaciais beneficiam-se de ver os passos em uma tabela, os produtos parciais e o método tradicional traçado no papel antes de tentarem um problema. Os alunos auditivos beneficiam-se de uma explicação oral de cada processo antes de vê-lo no papel.

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Metodo de gelosia

O método de gelosia foi introduzido pela primeira vez na Europa no início do século XIII por Fibonacci e permaneceu um método útil de multiplicação até hoje. Esse método envolve um desenho que parece ser várias janelas ou uma cerca de treliça. Para a multiplicação de dois dígitos, em primeiro lugar desenha-se uma janela (um quadrado com linhas horizontais e verticais em todo o centro) e se escreve os fatores de dois dígitos ao longo da parte superior e na direita da figura. Desenhe linhas diagonais dos cantos superiores direito ao canto inferior esquerdo para dividir ao meio cada quadrado. Cada dígito alinha-se com o outro dígito no fator oposto entre as linhas e colunas. Os produtos são escritos no interior dos quatro pequenos quadrados criados pelo formato da janela. Os produtos são adicionados ao longo das linhas diagonais para alcançar a resposta final.

Produtos parciais

O método de produtos parcial é semelhante ao anterior, mas não utiliza o formato da janela ou cerca. Cada dígito é multiplicado por outro no fator oposto, e os produtos são adicionados em conjunto. Por exemplo, 25 vezes 36, em primeiro lugar resolva 20 vezes 30, que é igual a 600. Então resolva 20 vezes 6 vezes, o que equivale a 120. Em seguida, resolva 5 vezes 30, que é 150. Finalmente, resolva 5 vezes 6, que é 30. A última etapa consiste em adicionar todos os produtos, o que totaliza 900.

Tradicional

O método tradicional de multiplicação é semelhante ao de produtos parciais, mas envolve condução. Esse método também é conhecido como multiplicação longa. Para o mesmo problema 25 vezes 36, os fatores são alinhados verticalmente. Cada dígito de 25 é primeiro multiplicado por 6 em 36. Se o produto tem um número na casa dos 10, ele é conduzido para a coluna seguinte e adicionado ao produto seguinte. Os produtos finais são adicionados em conjunto para atingirem a resposta.

Blocos de base 10

Usar blocos de base 10 para aprender multiplicação pode ser altamente benéfico para as crianças que são sinestésicas. Um conjunto de bloco de base 10 vem com cubos individuais com um volume de um centímetro cúbico, com hastes de 10 cubos conectados, quadrados de 100 cubos conectados, e um grande cubo formado por 1000 centímetros cúbicos. Para ilustrar o problema 20 vezes 15, os alunos fazem 20 cubos (2 das hastes), em seguida, pense sobre o que 15 vezes esse valor pareceria. Eles terminam com 15 conjuntos de duas hastes. Alunos adicionam o número total de cubos contando por dezenas (cada haste simples) para chegar a 300.

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