Diferentes tipos de atividades físicas

Escrito por christine lebednik | Traduzido por vanessa arnaud
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Diferentes tipos de atividades físicas
Competições de equitação podem ser classificadas como atividades de alta intensidade (Comstock/Comstock/Getty Images)

Uma forma de classificar as atividades físicas é distingui-las em atividades recreativas ou competitivas. Pode-se também classificá-las de forma mais específica, como natação, musculação, alongamento ou ciclismo, ou pelo efeito principal na saúde do indivíduo. Com exceção dos exercícios relacionados ao equilíbrio, as atividades físicas também podem ser classificadas pelo nível de intensidade envolvida.

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Aeróbicos

Muitas atividades físicas, como corrida, natação e alguns tipos de danças são classificadas como atividades aeróbicas. O objetivo desse tipo de exercício é melhorar a capacidade cardíaca e promover diversos benefícios à saúde, como controle de peso, eficiência circulatória e respiratória. As atividades aeróbicas podem ser divididas conforme o estresse que provocam nas pernas e pés. Em geral, esses exercícios são divididos em três categorias: alto impacto, baixo impacto e nenhum impacto. A natação, por exemplo, é um exemplo de atividade de nenhum impacto, enquanto a ginástica é um exercício de alto impacto e escavação na neve, um exemplo de baixo impacto.

Força

Treinos de força ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a massa corporal magra. Os treinos de força envolvem queima constante de caloria após o final das atividades. É possível realizar treinamentos de força nas partes superior e inferior do corpo. Levantamento de peso e flexões são exemplos de treinos de força.

Flexibilidade

Exercícios de flexibilidade aumentam a elasticidade de músculos e articulações. Os treinos de flexibilidade podem aumentar a capacidade aeróbica e o desempenho em treinos de força. Primeiramente, os exercícios de flexibilidade envolvem o alongamento de partes específicas do corpo e podem incluir uma sequência de exercícios para diversas áreas. Algumas atividades consistem no alongamento dos ombros, da região lombar, das panturrilhas, dos tendões das pernas e dos tríceps.

Equilíbrio

Em sua maior parte, exercícios de equilíbrio envolvem alguma forma de distribuição do peso do corpo em uma só perna ou levantamento delas. Alguns exemplos de exercícios de equilíbrio são o levantamento lateral das pernas, erguer-se de uma cadeira sem utilizar o apoio das mãos e flexionar quadris ou joelhos. Uma exceção aos exercícios de equilíbrio, que apresenta uma intensidade considerável, é o jogo infantil "amarelinha".

Intensidade

O "Centro de Controle e Prevenção de Doenças" elaborou uma tabela que classifica a intensidade de uma grande gama de atividades físicas recreativas em categorias moderadas ou intensivas. Em alguns casos, os diferentes níveis de uma mesma atividade se enquadram em categorias diferentes. Por exemplo, pedalar a 15 km/h (ou menos) em terrenos planos é considerado uma atividade de média intensidade, enquanto pedalar a mais de 16 km/h ou em subidas é considerado uma atividade intensa. Da mesma forma, andar a cavalo é uma atividade de médio impacto, mas pode envolver passos mais acelerados, como trotes, passando ser uma atividade de maior impacto.

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